Salvador - Em audiência, Itapoan FM aparece mais próxima da Bahia FM em filtros gerais
O mercado de Salvador acompanhou mais uma atualização geral da pesquisa que mede o consumo de rádio na capital baiana e região metropolitana. O mercado local continua com estações que seguem com níveis elevados, com destaque para o crescimento no total de ouvintes únicos de estações populares na praça. Isso ocorre mesmo em um período crítico, devido a presença da propaganda eleitoral nas grades das emissoras. Acompanhe os destaques observados (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais, trimestre agosto a outubro de 2022):
Top 5 inalterado
Chama a atenção do meio local a estabilidade nos números dos dois maiores volumes de audiência na Grande Salvador. Cenário positivo para a atual líder geral: com esse quadro, a Piatã FM 94.3 (popular/hits) mantém sua liderança nos principais períodos da pesquisa, com o destaque para o fato da emissora renovar a sua melhor marca no total de ouvintes únicos alcançados em 30 dias: a 94.3 FM está acima de 1 milhão nesse quesito, um dos maiores valores do rádio brasileiro.
A G FM 90.1 (adulto-contemporâneo) também se destaca ao permanecer na vice-liderança geral de audiência e por seguir próxima da Piatã FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A estação está consolidada nessa condição de destaque, mantendo também um elevado número no total de ouvintes únicos em 30 dias: próximo dos 750 mil.
Na sequência, a Bahia FM 88.7 (popular/hits) complementa o top 3 em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), mas tendo a Itapoan FM 97.5 (popular/hits-esportes) bem mais próxima na medição de audiência. Porém, quando o assunto é o total de ouvintes únicos em 30 dias, a situação é diferente: a Bahia FM cresceu e assumiu a vice-liderança neste quesito, à frente da GFM.
O top 5 é completado pela A Tarde FM 103.9 (adulto-contemporâneo), emissora que se destaca por essa situação, mas não está tão próxima da disputa pelo top 3 de audiência. Um ponto positivo para a 103.9 FM é o fato da estação ter retomado a condição de quarto maior alcance do rádio baiano. A A Tarde FM continua com a Jovem Pan FM 91.3 (jovem/pop) posicionada na sequência.
Mais destaques
Entre as emissoras assinantes da pesquisa, o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) segue com a Rádio Sociedade FM 102.5 (popular/jornalismo-esportes) isolada na sétima colocação geral. Vale recordar que a estação atua em conjunto com uma transmissão em AM. Neste caso, se somadas as audiências acumuladas nos dois canais, a Rádio Sociedade passa a ter o quarto maior índice absoluto da Grande Salvador.
A sequência do ranking FM continua com a mesma configuração da pesquisa passada no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), quando o assunto é posição no ranking FM. A Salvador FM 92.3 (popular/hits) puxa essa fila, que conta com a Metrópole FM 101.3 (jornalismo) e Novabrasil FM 104.7 (adulto/nacional).
Entre as estações assinantes, a Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes/jornalismo) é quem está posicionada mais próxima do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E a Rádio Mix FM 104.3 (jovem/adulto-pop), novata no mercado, apresentou uma variação positiva de audiência consistente.
Resumo dos destaques/mudanças:
- Piatã FM segue líder e amplia marca que supera 1 milhão de ouvintes únicos em 30 dias
- GFM continua como vice-líder em alcance e próxima da Piatã
- Bahia FM vira vice-líder no total de ouvintes únicos em 30 dias. A Tarde FM também ganha posição nesse quesito
Veja também:
> Panorama: Piatã FM supera a marca de um milhão de ouvintes em Salvador. GFM e Bahia FM avançam
Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o Blog mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 22 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Salvador.