31 agosto 2022

Alvorada FM completa 44 anos e realiza show em Belo Horizonte

 Belo Horizonte – Emissora do formato adulto/contemporâneo vai realizar o show no Centro Cultural Unimed-BH Minas

A Alvorada FM 94.9 de Belo Horizonte completa 44 anos operando no dial da capital mineira. A emissora, que tem sua programação voltada ao formato adulto-contemporâneo, vai realizar um show com o cantor Flávio Venturini na terça-feira (6), no Centro Cultural Unimed-BH Minas. A rádio é uma das mais ouvidas no ranking de audiência da capital mineira.

A Alvorada FM oferece aos ouvintes de Belo Horizonte e da Região Metropolitana uma programação voltada ao formato adulto-contemporâneo, com informações sobre cultura, entre outros assuntos. O show de aniversário será no Centro Cultural Unimed-BH Minas, que é parceiro da rádio em alguns dos projetos.

O cantor mineiro Flávio Venturini vai apresentar o show Girassol. No repertório estarão clássicos do repertório de Flávio como “Todo Azul do Mar”, “Linda Juventude”, “Noites com Sol”, além de canções do disco inédito “Paisagens Sonoras vol. 1”, como o hit que dá nome ao show, além de outras faixas que tocam na programação da 94.9 FM.

Mineiro de Belo Horizonte, Flávio Venturini surgiu na cena musical nos anos 1970 no disco Clube da Esquina, de 1972. Para além do movimento musical, o artista participou do grupo musical O Terço, entre 1974 e 1976, também criou o 14 Bis, banda da qual fez parte entre 1980 e 1989, quando saiu para seguir carreira solo. São sucessos de Flávio Venturini as canções “Todo Azul do Mar”, “Linda Juventude”, “Planeta Sonho”, “Nascente”, “Nuvens”, “Espanhola”(com Guarabyra), “Mais Uma Vez” (com Renato Russo), “Bessame”, “Noites com sol”, entre outros.

A Alvorada FM segue isolada na quarta colocação geral de audiência nos principais períodos da pesquisa e está novamente muito próxima da marca de 1 milhão de ouvintes diferentes no alcance máximo. A emissora também cresceu em audiência na comparação com a pesquisa anterior, segundo atualização da Kantar IBOPE Media (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre maio a junho de 2022).

16 agosto 2022

Rádio Difusora FM completa primeiro ano de operação no Leste Paulista

Pirassununga - A emissora ressurgiu em agosto do ano passado em 93.5 FM

A Rádio Difusora FM 93.5 de Pirassununga está completando o seu primeiro ano de operação após o retorno da marca ao Leste Paulista. A emissora surgiu em agosto do ano passado e é uma das poucas no país com programação voltada ao formato adulto/rock.

Neste mês de agosto a Rádio Difusora está completando o seu primeiro ano de operação na região do Leste Paulista. Originada a partir de Pirassununga, a emissora retornou no ano passado com o projeto que marcou tradição em 93.5 FM em tempos passados. Com projeto voltado ao formato adulto/rock, a estação surgiu como um diferencial no dial da região, já que há poucas neste segmento nas proximidades de Pirassununga.

Para comemorar, a estação está realizando durante todo o decorrer deste mês uma ação que está contemplando semanalmente a sua audiência com bolos. A ação acontece em parceria com a Pimenta Doce. Os interessados em concorrer devem encaminhar uma mensagem para o Whatsapp da rádio (19) 9 9277-8282 com a frase "eu quero bolo". Os sorteios ocorrem todas as sextas-feiras, segundo publicação promovida pela Rádio Difusora FM em suas redes sociais. O primeiro sorteio ocorreu no último dia 5.

A Rádio Difusora FM registrou o seu retorno no dia 1º de agosto do ano passado. Na ocasião, a marca substituiu a FM Mundial, esta que atuou na sintonia por mais de 10 anos. A atual emissora abrange diversas cidades do Leste Paulista.

05 agosto 2022

Rádio Lembrança - Os bons tempos estão de volta !

Curiosidade: Vídeo postado por radialista da Rádio Mix FM com uma passagem de locução viraliza no TikTok

 São Paulo - Em dois dias após a postagem, o vídeo atingiu quase 800 mil visualizações, além de angariar milhares de curtidas, comentários e seguidores no perfil

Um vídeo publicado pelo radialista Jorge Ribeiro da Rádio Mix FM 106.3 de São Paulo viralizou no TikTok. O material retrata uma passagem de locução do comunicador durante o seu trabalho. Em dois dias após a postagem, o vídeo atingiu quase 800 mil visualizações, além de angariar milhares de curtidas, comentários e seguidores no perfil. Usuários do TikTok ficaram curiosos para saber como são os bastidores de uma emissora de rádio musical, mesmo com as estações expondo mais suas atividades através de fotos e vídeos na internet.

Com a abertura mencionando a frase "é assim que acontece do outro lado do rádio", o vídeo tem duração de cerca de um minuto e mostra o comunicador Jorge Ribeiro anunciando músicas executadas durante o programa No Break, mencionando o nome de uma ganhadora de uma ação e também anunciando uma promoção. Em questão de dois dias, o vídeo atingiu marcas surpreendentes, o que mostra que o rádio segue despertando a curiosidade por parte do seu público.

Em dois dias, o material atingiu 780 mil visualizações, 102 mil curtidas e mais de 3.600 comentários. Além disso, Jorge Ribeiro destacou que ganhou 16 mil seguidores na rede social voltada à publicação de vídeos curtos. A repercussão também ocorreu no perfil do radialista no Instagram.

Em conversa com a redação do tudoradio.com, Jorge Ribeiro disse que a iniciativa surgiu diante dos testes de câmera que a emissora estava realizando para a transmissão do "Mix Tudo" para o canal no YouTube. O radialista então gravou a imagem e postou no TikTok, porém não imaginando sobre a repercussão que o conteúdo lhe daria. 

Em relação aos comentários, Ribeiro destacou que diversas manifestações positivas por parte da audiência foram registradas entre os comentários, inclusive com vários usuários revelando que são ouvintes rotineiros da rádio, mas não tinham imaginado como são os bastidores daquilo que escutam com frequência. 

Confira a publicação feita pelo radialista, com a passagem entre as músicas no No Break, da Rádio Mix FM de São Paulo

SET Expo 2022 | Painel sobre streaming reúne Google, Kantar IBOPE Media, Grupo Jovem Pan e Samsung

São Paulo - Mudanças no modelo de negócio do streaming de vídeo serão debatidos em painel marcado para o segundo dia do SET Expo 2022

A programação de um painel sobre o mercado de streaming de vídeo no Brasil deverá unir em um debate nomes do Google, Kantar IBOPE Media, Grupo Jovem Pan e Samsung. Marcado para a terça-feira (23), segundo dia do SET Expo 2022, a grade visa debater as mudanças no modelo de negócios das plataformas de streaming, como a entrada de planos mais baratos para o usuário, mas que veiculam publicidade. O painel vai reunir nomes que estão envolvidos em todas as pontas da cadeia desse mercado. Acompanhe:

Com o título "Streaming: As placas tectônicas continuam se movimento" e moderado por Daniela Souza (Conselheira da SET e SVP AD Digital), o painel terá executivos que são responsáveis por gerar métricas, proprietário de plataforma, fabricante de dispositivos e rede responsável pela monetização / anúncios digitais + programática.

O Grupo Jovem Pan será o representante das plataformas de streaming nessa discussão, através da participação de Roberto Araújo, CEO da empresa. A marca, que tem o rádio como sua origem e até então principal atividade, realizou uma série de investimentos na geração de conteúdos digitais em vídeo, movimentação esta que resultou no Panflix (a plataforma de streaming em questão) e até uma TV (a Jovem Pan News, lançada em 2021 em canais digitais e na distribuição por assinatura).

Também está no painel a CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil, Melissa Vogel. A executiva tem sido acompanhada com frequência pelo mercado através das mais diversas apresentações realizadas por ela, sobre as mudanças no consumo de mídia no Brasil, em especial no crescimento do streaming entre a população. Recentemente a empresa lançou estudos que trazem insights importantes sobre esse ecossistema digital.

Luis Camargo (Media & Entertainment Business Developer Lead do Google Brasil) e Aline Jabbour (Diretora de Desenvolvimento de Negócios e Aquisição de Conteúdo para América Latina da Samsung) também estão na programação do painel.

Acompanhe a descrição da programação e seu serviço:

Streaming: As placas tectônicas continuam se movimento - dia 23/08 - sala 1 - 11h00

No mundo da publicidade e D2C, um modelo que vem ganhando corpo é o FAST (Free ad – supported streaming TV). Vários dos novos formatos foram pensados para o consumo destas plataformas nos aparelhos de TV Conectada em conjunto com ativações no celular, como segunda tela. As empresas FAST indicam que vão fortalecer suas ofertas e formas de melhorar sua monetização, com melhor integração do streaming de TV nos modelos de mix de marketing e soluções de publicidade digital na distribuição linear (DAI), além de atenderem a necessidade do consumidor que está fatigado com o número de assinaturas atuais. Temos também a necessidade de muitos produtores e ou distribuidores de conteúdo de criarem novas oportunidades de negócios em novas janelas. Será este o novo futuro para TV? O que é TV? Neste painel, abordaremos o tema com a discussão entre profissionais que representam toda a cadeia de valor, desde o content owner, plataformas, métricas e comportamento do consumidor.

Dia do Rádio no SET Expo 2022

Na quinta-feira, dia 25, o rádio terá a sala 1 totalmente voltada à assuntos de interesse para o setor. Assuntos como formação de redes, distribuição e geração de conteúdo multiplataforma, regulatório, novidades na área de transmissão, entre outros pontos, serão debatidos na programação deste dia. 

Não será a primeira vez que o SET Expo 2022 terá um dia voltado ao rádio em uma das salas destinadas ao congresso. Nas edições presenciais anteriores o meio foi novamente destaque na programação, contando com uma ampla presença de radiodifusores e profissionais da indústria de rádio. Todas as programações do Dia do Rádio contaram com a sala cheia. 

O tudoradio.com atuará como media partner do SET Expo 2022. O portal também esteve presente como apoiador na divulgação da programação nas edições de 2017, 2018 e 2019. Já a cobertura da feira e do congresso ocorre de forma ininterrupta pela equipe do tudoradio.com desde 2009.

Já a feira de serviços contará com diversas empresas voltadas ao mercado de rádio. Entre as marcas confirmadas estão a Cadena Sistemas, Sinteck Next, Dário Produções, entre outras. Clique aqui para conferir a lista completa e a localização das marcas no pavilhão.

Confira a programação que será realizada na sala 1 (em breve mais detalhes):

09h00 - O FUTURO DO RÁDIO ESTÁ NAS REDES? - Moderadores: Eduardo Cappia e Daniel Starck

11h00 - MÉTRICAS - Moderadores: Marco Túlio e Marco Moretto / Palestra de Giovana Alcantara (Kantar IBOPE Media)

14h00 - CRIATIVIDADE EM RÁDIO / COMUNICAÇÃO - Moderador: Robson Ferri

O SET Expo 2022 - Serviço

O SET Expo, considerado o maior evento voltado à área de comunicação na América Latina, será realizado entre os dias 22 e 25 de agosto em São Paulo, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, zona norte da capital paulista).

A abertura da feira será no dia 23 (terça-feira) e o Dia do Rádio (SET Rádio) no dia 25 (quinta-feira). Para mais informações e registros de participação, acesse: https://set.org.br/events/setexpo 

Informação resumida do serviço:

SET EXPO 2022
Feira: 23 a 25 de Agosto de 2022
Congresso: 22 a 25 de Agosto de 2022
Onde: Pavilhão Azul do Centro de Convenções do Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP

Rádio Lembrança - Os bons tempos estão de volta !

Transamérica anuncia contratação do radialista David Jill para comandar a área digital da emissora

 São Paulo – Profissional já conta com outra passagem pela emissora, quando participou do projeto Transanet

A Transamérica FM 100.1 de São Paulo anunciou a contratação do radialista David Jill. O profissional vai assumir o posto de Head de Conteúdo Digital e Tecnologia com a proposta de reestruturação da marca. Jill passa a comandar a área digital da emissora e promete fazer da Transamérica FM mais ativa e presente na web.

David Jill, conhecido no mercado por “Detone”, foi um dos responsáveis pelo projeto Transanet, nos anos 2000. “Com os meus 31 anos de rádio, sempre fui ouvinte da Transamérica. Tive a oportunidade de deixar um bom legado naquela época. Agora, 20 anos depois, volto para essa casa com a missão de repetir a dose nos moldes atuais”, afirma

O profissional tem também em seu currículo passagem por importantes emissoras da capital paulista. Jill também realiza consultorias e palestras para o meio Rádio, além de artigos internacionais publicados pela indústria broadcast, sempre com foco no lado estratégico e tecnológico digital. 

Ele também é responsável pela operação da BestRadio Brasil, emissora digital que conta com vários anos no mercado. “A Transamérica tem tudo para se destacar no mercado digital, oferecendo conteúdo de qualidade e inovações tecnológicas”, completa Jill.

Em maio, a Rede Transamérica apresentou o novo gerente Executivo de Rede, Gustavo Paula Silva. O profissional conta com ampla experiência na gestão de redes de rádio, contando com passagens por grupos de comunicação importantes.

Rádio Mais FM intensifica divulgação de sua operação em Maringá (PR)

 Maringá - Estação passou a ser a única FM musical no formato adulto-contemporâneo na cidade

Atualizado - A Rádio Mais FM 90.9 de Maringá vem promovendo diversas ações relacionadas à divulgação de sua operação no norte paranaense. A emissora, que passou a ser a única emissora FM com programação direcionada ao formato adulto-contemporâneo na cidade, agora conta com um executivo comercial destinado exclusivamente à praça. Além de Maringá, a marca paranaense conta ainda com atuação em São José dos Pinhais e Paranavai, mas em projetos de outros formatos.

Com o objetivo de fortalecer a sua marca em Maringá, a Rádio Mais FM iniciou recentemente a ampliação na divulgação de sua operação. Entre as diversas iniciativas adotadas, a emissora conta com a presença de promotoras em pontos estratégicos centrais do município. Também há um totem com a marca da rádio no shopping Maringá Park, fixada desde uma ação para os dias dos namorados, em junho passado. Os materiais tem foco na consolidação da estação como a única no segmento adulto-contemporâneo em Maringá.

Aliada às iniciativas de divulgação do projeto, a emissora ainda investiu na contratação de um profissional que está atuando como executivo comercial. A intenção é a de seguir ampliando ainda mais a presença da rádio no município, unindo a audiência local e traçando novas metas para seguir fortalecendo a sua atuação junto aos parceiros locais.

A Rádio Mais FM de Maringá iniciou as suas operações em maio de 2020, cuja estação foi proveniente de um processo de migração AM-FM. E desde julho de 2022 a 90.9 FM passou a ser a única estação musical de Maringá voltada ao formato adulto-contemporâneo, devido a saída da Biss FM 99.3 do dial (atual Jovem Pan News FM 99.3).

Além de Maringá, o Grupo Rádio Mais de Comunicação conta com emissoras de rádio localizadas em São José dos Pinhais (1120 AM, de formato popular) e Paranavaí (Mais Hits FM 100.7, de formato popular/hits).

20 julho 2022

Clube FM intensifica campanhas sobre desempenho de audiência no Recife

 Recife - Emissora assumiu a liderança geral de audiência entre as FMs assinantes da pesquisa. Campanhas destacam o desempenho

A Clube FM 99.1 do Recife está intensificando as campanhas relacionadas ao desempenho de audiência da FM na capital pernambucana. São várias peças em canais digitais que destacam o atual momento da estação, além de citações através de chamadas, vinhetas e locução ao vivo. A Clube FM assumiu a liderança geral de audiência entre as FMs que aparecem listadas na pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media. As campanhas foram iniciadas a partir de maio.

O primeiro lugar de audiência da Clube FM no Grande Recife entre as FMs assinantes da pesquisa veio a partir da atualização da medição feita em maio deste ano, relacionada ao trimestre fevereiro a abril (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais). Desde então, a 99.1 FM tem mantido essa condição nos principais períodos da pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media. 

As primeiras campanhas públicas sobre esse desempenho da Clube FM foram realizadas a partir de maio e o planejamento prosseguiu agora em julho, já que a 99.1 FM apareceu pelo terceiro resultado consecutivo com o maior volume de audiência entre as FMs aferidas pela pesquisa. O jornal Diário de Pernambuco também veiculou peças sobre a audiência da Clube FM.

Já em alcance, o total de ouvintes únicos atingidos pela Clube FM também está bem próximo de assumir a condição de líder entre as FMs medidas. A diferença entre a 99.1 FM e a estação que aparece em primeiro nesse quesito está em seu menor patamar se considerada as medições mais recentes.

A Clube FM vem de mudanças em sua programação, que alteraram o perfil da audiência em faixas horárias de grande concentração de ouvintes. Aos poucos, a 99.1 FM foi consolidando as alterações, evoluindo de forma progressiva na média de ouvintes por minuto, até alcançar a condição atual a partir de maio.

Em seu planejamento atual, além da campanha sobre a audiência, a Clube FM intensificou suas atividades promocionais diárias e também as promoções de eventos musicais no Recife. Uma delas é o Samba Recife, com a 99.1 FM informando que irá sortear ingressos para o camarote do evento. 

Alemanha: Mais de 93% da população consome rádio. Digital DAB+ avança

 São Paulo - Consumo de rádio digital terrestre avança rapidamente pela Alemanha, indo de 20,4% para 27% entre 2021 e 2022. Áudio on-line também passa por expansão

O mercado alemão acompanhou mais uma atualização da pesquisa ma audio 2022 II, esta que rastreia todo o consumo de áudio no país europeu. E na segunda atualização de 2022 foram percebidos algumas mudanças importantes, como o avanço da parcela da audiência que está concentrada no rádio digital (DAB+). No geral, o rádio é ouvido por 93,4% da população com idade a partir de 14 anos, residente na Alemanha. E são mais de 4 horas diárias a média de escutas de rádio no país europeu. O ma audio 2022 II conta com dados referentes ao período setembro de 2021 a março de 2022. Acompanhe:

A principal mudança da pesquisa atual na comparação com a anterior é sobre o tamanho do rádio digital terrestre (DAB+) no total da audiência de rádio. No levantamento anterior (ma audio 2022 I, referente a dezembro de 2020 a dezembro de 2021), o formato correspondia por 24,5% do consumo do meio na Alemanha. Agora essa parcela está em 27% na pesquisa atual (ma audio 2022 II). Já na pesquisa anunciada em 2021, essa parcela do DAB+ estava em 20,4% do total do consumo de rádio.

No geral, o rádio alemão é muito estável quando o assunto é consumo: registrou 93,4% da população ouvindo rádio em um período de 4 semanas, contra 93,5% do levantamento anterior. Detalhe: se considerado o consumo de rádio via plataformas on-line junto com o rádio terrestre, esse alcance sobe para 94,1% da população pesquisada, contra 93,8% da pesquisa passada. Em resumo: há uma expansão do consumo de rádio via opções digitais, além da manutenção do formato tradicional.

Novamente sobre o alcance do rádio, as pesquisas atualizadas no "pós-pandemia", ou seja, em períodos de maior normalidade na rotina da população, apontam para uma manutenção dos patamares elevados do meio. Recentemente o Blog repercutiu o número do rádio nos Estados Unidos, cujo alcance também está em 93% segundo a Nielsen.

“Na era do comércio de voz, o alcance é a chave para o sucesso. Com a estratégia e a identidade de áudio certa, rádio e áudio são a base para uma comunicação de marca bem-sucedida, a fim de influenciar a decisão de compra no momento certo e no lugar certo", afirma a diretora-gerente da Radiozentrale, Grit Leithäuser, segundo o portal especializado Radiozene.de. "Porque somente quem estiver presente na mente dos consumidores poderá acionar os comandos de voz corretos ao fazer pedidos por voz no futuro", completa a executiva, repercutindo os dados da pesquisa na Alemanha.

Análise de alguns cenários entrega possíveis mudanças de hábitos

A pesquisa na Alemanha chama a atenção para um mesmo cenário observado em outros locais da Europa, como no Reino Unido. Se analisado o número geral, como o alcance acima de 93% (e 89% nas pesquisas britânicas), a impressão é de que nada muda no consumo de rádio. Porém, se observados os detalhes como a expansão do DAB+ e do streaming de áudio, é possível observar um crescimento constante desses novos formatos na composição total do universo de ouvintes.

Impulsionado por todo o setor de rádio, o DAB+ está ampliando rapidamente o seu consumo entre a população europeia. Em alguns casos, como no Reino Unido, essa parcela está mais avançada, representando uma fatia maior do que aquela observada em FM analógico. Já em outros locais, como Alemanha e França, há uma expansão mais tardia do formato, mas que ganhou um novo ritmo (mais acelerado) nos últimos anos, principalmente com a nova política do bloco europeu sobre a presença do DAB em automóveis.

E por qual razão olhar para lá fora?

Blog costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

19 julho 2022

Anatel aprova requisitos técnicos para uso de radiofrequências em FM, Radiovias e Autocine

Brasília - Atos publicados no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (18) estabelecem requisitos para radiodifusão

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou nesta segunda-feira (18) o Ato nº 8.104/2022, que aprovou os Requisitos Técnicos de Condições de Uso de Radiofrequências para diversos Serviços de Radiodifusão. A agência também publicou o Ato nº 9.751/2022, que aprovou os Requisitos Técnicos de Condições de Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão de Sons e Imagens e de Retransmissão de Televisão.

O primeiro Ato publicado pela Anatel nesta segunda-feira, aprovou os requisitos para a operação dos serviços em Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada (FM), de Retransmissão de Rádio na Amazônia Legal, de Radiodifusão Comunitária, de Radiovias e Limitado Privado - para Autocine. Esta modalidade é destinada à transmissão do áudio relacionado à exibição de filmes, muito demandado nos drive-ins durante a pandemia.

Na revisão de requisitos técnicos, a Anatel incluiu o Serviço de Radiovias, criado recentemente para a disseminação de informações como condições do trânsito, acidentes, condições meteorológicas e execução de obras, por exemplo, necessárias à segurança dos usuários das rodovias. Tanto o Autocine quanto o Radiovias podem ser sintonizados nos receptores de FM, na faixa de 76 FM a 108 FM

Já o Ato nº 9.751/2022, que aprovou os Requisitos Técnicos de Condições de Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão de Sons e Imagens e de Retransmissão de Televisão. Os dois normativos entrarão em vigor em 1º de agosto.

As propostas dos dois atos passaram por consulta pública e receberam mais de cem contribuições. A edição dos atos atende determinações do Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão e seus Ancilares, aprovado pela Resolução nº 721/2020.

Com informações da Anatel

Band FM promove ação voltada às férias no Sul de Minas Gerais

Poços de Caldas - A promoção irá contemplar a audiência com diversos prêmios, incluindo óculos de sol, vale compras e ingressos para a 55ª edição da Festa do Vinho, em Andradas (MG)

A Band FM 90.3 de Poços de Caldas (MG) está promovendo uma ação dedicada às férias na região Sul de Minas Gerais. Denominada como "Sorteio de Férias", a promoção irá contemplar a audiência com diversos prêmios, incluindo óculos de sol, vale compras e ingressos para a 55ª edição da Festa do Vinho, em Andradas. As participações podem ser feitas exclusivamente pelo perfil da rádio no Instagram.

Em parceria com a Troiani Autopeças, Óticas Carol Poços de Caldas e Clube Rio Branco, a Band FM de Poços de Caldas está trabalhando a ação "Sorteio de Férias". Nela, a audiência concorre a sorteio de um óculos de sol da coleção Bruna Marquezine, dois vale compras da Troiani e ainda a duas cartelas de entrada para a 55ª edição da Festa do Vinho de Andradas, tradicional evento que acontece entre os dias 21 e 24 deste mês no Sul de Minas Gerais.

O resultado está previsto para ser divulgado na próxima quarta-feira (20). Os interessados em participar devem primeiramente seguir o perfil da rádio no Instagram. Após isso, é necessário localizar a publicação relacionada à ação, curtir e incluir dois amigos nos comentários. Para efetivar a inscrição, é preciso ainda fazer o mesmo procedimento nos perfis dos parceiros @troianiautopecas, @oticascarolpocosdecaldas e @clube_riobranco.

Band FM de Poços de Caldas iniciou as suas operações em outubro de 2019. A estreia da afiliada, liderada pela Band FM 96.1 de São Paulo, promoveu a ampliação da cobertura da marca entre o Sul de Minas Gerais, Leste Paulista e Grande Campinas, regiões estas que já contam com estações em Pouso Alegre (101.1 FM), Mococa (105.9 FM), Mogi Mirim (91.1 FM) e Campinas (106.7 FM).

Panorama: Piatã FM e GFM ampliam novamente as suas marcas de audiência em Salvador

 Salvador - Itapoan FM retorna para a pesquisa e Jovem Pan FM ganha posição em filtros gerais. Bahia FM segue no top 3

A capital baiana também acompanhou na semana passada mais uma atualização da pesquisa que aponta como está o consumo de rádio em Salvador e na região metropolitana. No geral, o rádio continua colecionando números expressivos no levantamento que é feito pela Kantar IBOPE Media. E a nova alta do rádio baiano é impulsionada principalmente pelas estações que costumam liderar na medição, já que apresentaram variações de destaque na atualização da pesquisa. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre abril a junho de 2022):

Líderes em alta

Piatã FM 94.3 (popular/hits) é novamente um dos destaques da pesquisa de audiência na Grande Salvador. O motivo foi a nova variação positiva na média registrada pela rádio, o que fez com que o teto da pesquisa fosse ampliado nos principais períodos da medição. Também é destaque o fato da Piatã FM seguir como líder isolada de audiência e no total de ouvintes únicos alcançados, número que segue flertando com a marca de 1 milhão (em 30 dias).

Também é destaque o desempenho da GFM FM 90.1, emissora que está consolidada como vice-líder de audiência nos principais períodos da pesquisa. A estação ampliou a sua média na comparação com a medição passada e voltou a figurar como o segundo maior valor de ouvintes únicos na Grande Salvador, após apresentar um crescimento consistente nesse quesito. São mais de 742 mil pessoas alcançadas em 30 dias.

Bahia FM 88.7 (popular/hits) segue no top 3 de audiência nos principais períodos da pesquisa e com um total de ouvintes únicos que supera a marca de 700 mil em 30 dias, ou seja, segue próxima da GFM nesse quesito. 

Uma das novidades no ranking FM é o retorno da Itapoan FM 97.5 (popular/hits-esportes) entre as rádios assinantes da pesquisa. O desempenho atual registrado pela 97.5 FM a posiciona muito próxima da Bahia FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), além de uma boa distância para a sequência do ranking FM e o quarto maior número de ouvintes únicos alcançados na Grande Salvador.

Mais destaques

Tarde FM 103.9 (adulto-contemporâneo) também variou de forma positiva em audiência na comparação com a pesquisa passada, emissora que continua assim no top 5 nos principais períodos da medição e tem o quinto maior número de ouvintes únicos de Salvador e região metropolitana.

Uma das novidades da atual pesquisa é o retorno da Jovem Pan FM 91.3 (jovem/pop) à sexta colocação geral de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissora que também variou de forma positiva na comparação com a pesquisa anterior. A 91.3 FM já era dona do sexto maior número de ouvintes únicos alcançados, valor este que supera a marca de 450 mil.

Em audiência, considerando o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Rádio Sociedade FM 102.5 (popular/jornalismo-esportes) segue próxima da Jovem Pan FM. Mas se considerada a audiência registrada pelo projeto na faixa AM (opera em 740 AM), a Sociedade tem a quinta maior média do rádio baiano.

As emissoras Salvador FM 92.3 (popular/hits), Metrópole FM 101.3 (jornalismo) e BandNews FM 99.1 (jornalismo) estão na sequência, logo após a Rádio Sociedade no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Destaque aqui para os avanços no ranking de audiência por parte da Salvador FM (avançou uma posição) e BandNews FM (entrou no top 10).

Rádio Educadora FM 107.5 (educativa/adulta), Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes) e Novabrasil FM 104.7 (adulto/nacional) são as emissoras posicionadas mais próximas do top 10 de audiência em filtros gerais. Destaque aqui para o fato da 100.1 FM seguir com o sétimo maior número de ouvintes únicos alcançados entre as FMs da Grande Salvador.

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

15 julho 2022

Novabrasil FM divulga lista de atrações do Festival Novabrasil, em São Paulo

 São Paulo – Principal ação realizada pela emissora paulistana está prevista para os dias 15 e 16 de outubro

A Novabrasil FM 89.7 de São Paulo divulgou a lista com as atrações que irão se apresentar no Festival Novabrasil 2022. O evento tornou-se um dos maiores e mais importantes festivais de música brasileira e a emissora iniciou pré-venda no dia do aniversário da rádio. A rádio do formato adulto-contemporâneo completou 22 anos no ar no dia 1º de junho e a realização do festival faz parte das comemorações e está previsto para os dias 15 e 16 de outubro, na Arena Anhembi em São Paulo. 

No começo do mês de julho, a emissora liberou os nomes das cantoras Gal Costa e Vanessa da Mata. Agora, a rádio já faz a divulgação da lista com praticamente todos os nomes que irão se apresentar, faltando apenas, conforme as publicações nas redes sociais, de dois nomes a serem confirmados nos próximos dias. 

A lista que está sendo divulgada pela Novabrasil FM conta com Gal Costa, Frejat, Jorge Aragão, Diogo Nogueira, Gilsons, Nando Reis, Baby do Brasil e Pepeu Gomes, Elba Ramalho, Zeca Baleiro, Vanessa da Mata, Bala Desejo. Esta última é um dos novos nomes da MPB e que vem sendo tocada na programação da rádio.

A edição deste ano do Festival Novabrasil FM tem como tema “Chega de saudade”, devido à suspensão da realização do festival nos últimos dois anos por conta da pandemia do coronavírus. Com isso, o evento, que uma das principais ações promocionais da emissora do formato adulto-contemporâneo terá dois dias. 

Segundo a organização do evento, a retomada do festival após dois anos foi pensada para ser uma grande celebração ao longo deste ano. A edição desse ano será realizada novamente na Arena Anhembi, local que recebeu as primeiras edições do festival.

Panorama: Educadora FM segue líder geral em Campinas. Jovem Pan FM aparece no top 5

 Campinas - Antena 1 avança no top 3 e Band FM mantém a vice-liderança geral de audiência

O mercado de Campinas também acompanhou mais uma atualização da pesquisa que mede o consumo de rádio na cidade, esta que é realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. E com a entrada de uma nova assinante, o panorama do ranking FM de audiência e alcance passa a contar com uma novidade. No geral, foram observadas poucas mudanças na evolução da audiência, com as três primeiras colocadas estáveis em suas respectivas colocações. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre abril a junho de 2022):

Sem mudanças no topo

A atual configuração do top 3 de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) não contou com mudanças na comparação com a pesquisa anterior. Melhor para a Educadora FM 91.7 (jovem/pop), emissora que com isso manteve a condição de líder geral de audiência reconquistada a partir da última medição. E a movimentação do FM campineiro manteve a 91.7 FM isolada nessa condição. Vale também recordar que a Educadora FM é líder isolada em alcance na cidade, situação mantida com certa facilidade pela estação.

Na sequência, Band FM 106.7 (popular/hits) e Antena 1 FM 107.5 (adulto-contemporâneo) seguem completando o top 3 de audiência nos principais períodos da pesquisa, com boa vantagem para a sequência do ranking FM. No caso da Band FM, a emissora também é dona da segunda maior marca no total de ouvintes únicos alcançados na praça de Campinas.

A novidade

A novidade da pesquisa atual fica por conta da Jovem Pan FM 89.9 (jovem/pop), adquirida recentemente pelo Grupo Mandic. A emissora, que sempre pontuou bem na praça de Campinas, agora passou a ser listada como uma assinante da medição. Com isso, é possível perceber que o volume de audiência da 89.9 FM está entre os cinco maiores em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E no alcance a Jovem Pan FM tem o terceiro maior valor do mercado campineiro.

Antes, em audiência, a Rádio Laser FM 93.3 (popular/sertanejo) segue na quarta colocação geral e puxa uma fila com várias emissoras registrando marcas muito próximas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Nessa lista, além da Jovem Pan FM, também está a Cidade FM 92.5 (popular/hits, que apresentou boa evolução na comparação com a pesquisa anterior) e uma outra FM não assinante da pesquisa.

Logo após esse bolo que completa o top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), Campinas conta também com as emissoras Nativa FM 89.3 (popular/sertanejo-romântica), CBN FM 99.1 (jornalismo/esportes) e Novabrasil FM 103.7 (adulto/nacional).

A Jovem Pan News FM 100.3 (jornalismo/esportes) também variou de forma positiva e, aos poucos, vai se aproximando do top 10 de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora aparece na sequência de uma FM não assinante da pesquisa.

Dial FM cheio

Cerca de 18 emissoras são medidas pela pesquisa do Kantar Ibope Media em Campinas. Mas vale lembrar que a praça está entre as regiões de maior acúmulo de estações no dial FM, fato que pode ser conferido através do Blog. São mais de 35 rádios sintonizadas de forma local ou com sinal considerado bom na maioria dos bairros da cidade.

Outro detalhe é que a pesquisa de audiência de Campinas não cobre a região metropolitana, esta que está entre as mais populosas do país.

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

14 julho 2022

 

Rádio Estádio - A Rádio do Futebol Brasileiro !

Projeto de Lei que pode cobrar taxas do rádio pelas transmissões esportivas gera repercussão no meio

 São Paulo – Projeto será reavaliado pelo Senado após mudanças no texto ocorridas na Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei que cria a nova Lei Geral do Esporte está causando repercussão no meio rádio e entre os ouvintes. A apreensão é devido a uma expressão que foi inserida no artigo 159 do projeto, que abre a possibilidade de cobrança de taxas do rádio que fazem transmissões esportivas. O Grupo Jovem Pan veiculou uma matéria em seu site consultando profissionais e radiodifusores, que demostraram preocupação com o avanço da propositura.

A reportagem consultou o coordenador artístico da Energia 97 FM 97.7 de São Paulo, Hilton Malta, mais conhecido como Sombra. Ele disse à reportagem que os parlamentares, ao invés de defender os direitos da população, se voltam contra um veículo que leva entretenimento e presta serviço de forma gratuita: “50% da população não tem saneamento básico, então você imagina que boa parte da população acompanha o rádio diariamente”, questionou.


O radialista ainda argumentou que, muitas vezes, as famílias têm um rádio em casa, mas não tem saneamento básico. “É mais fácil a pessoa ter um pequeno rádio dentro de casa do que saneamento básico. Uma vez que você impede essas rádios de transmitir os jogos de futebol, o consumo do produto futebol em termos nacionais diminui na mesma proporção. Eu não sei a quem interessa a elitização do produto futebol, como se já não bastasse estádios com ingressos caríssimos”, ressaltou.

A reportagem ainda questionou o diretor artístico da 105 FM 105.1 de Jundiaí, Luís Calmon, que afirmou que a medida, se aprovada da forma que está, pode inviabilizar as transmissões esportivas no rádio. “Não vejo possibilidade alguma do rádio participar nos direitos de transmissão. Isso simplesmente vai afastar o rádio do futebol. Depois da mudança no calendário é mais um desastre para o futebol brasileiro. Imaginar que o rádio vai poder contribuir com a receita dos clubes de futebol é fora do mundo. Temos mais de 5 mil rádios, quantas estarão na Copa do Mundo? Duas ou três. Não vai ter transmissão a rádio não vai pagar direito de transmissão”, afirmou.

Nesta semana, o Blog procurou a ABERT para ter mais informações sobre os trabalhos da associação em relação à medida. O presidente da ABERT, Flavio Lara Resende, disse que a atuação visa evitar dúvidas referente às transmissões esportivas pelo rádio. "Para evitar dúvida e uma discussão infundada sobre a cobrança do direito de arena no rádio, que historicamente nunca existiu, iremos trabalhar para que o texto anteriormente aprovado pelo Senado Federal, que contou com a nossa atuação, prevaleça frente ao da Câmara dos Deputados, mantendo-se a regra de transmissão gratuita dos jogos pelas emissoras de rádio", comentou o presidente da ABERT.

Rádio Bandeirantes passa por processo inédito de expansão na faixa FM

 São Paulo - Marca estreou em FM nas praças de Campinas, Goiânia e Ribeirão Preto. E chegará a Curitiba a partir de agosto

Aos poucos, a rede liderada pela Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 de São Paulo tem passado por um processo importante de expansão de suas atividades na faixa FM de mercados importantes. Sem muito anúncio, em menos de 1 ano, a marca adicionou estações em FM nas praças de Campinas (SP), Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP), sendo todas emissoras originadas da faixa AM. E, a partir de agosto, terá Curitiba (PR) integrada à sua operação como rede, através de uma estação que está entre as mais abrangentes do FM brasileiro.

Campinas foi o ponto de partida desse processo de expansão pelo dial FM vivido atualmente pela Rádio Bandeirantes. Em dezembro passado, o Grupo Bandeirantes de Comunicação iniciou a transmissão da Rádio Bandeirantes AM 1170 em 85.7 FM, inaugurando a faixa estendida de FM (eFM) na cidade do interior paulista. A novidade foi amplamente divulgada pela emissora campineira, que segue investindo na comunicação local para que a audiência da cidade conheça a nova sintonia da Rádio Bandeirantes de Campinas.

Na sequência, em abril deste ano, foi a vez de outra estação AM do Grupo Bandeirantes de Comunicação passar a ocupar uma sintonia em eFM no interior paulista. Ribeirão Preto passou a ser coberta pela Rádio Bandeirantes FM 85.3, estação originada em 1270 AM. Assim como Campinas, a marca também foi responsável pela estreia do FM estendido em Ribeirão Preto. 

Depois, em um período inferior a dois meses em relação à estreia no FM de Ribeirão, a capital de Goiás passou a contar com a Rádio Bandeirantes FM 98.7. A emissora é originada em AM 820 e foi beneficiada pelo fato do processo de migração AM-FM de Goiânia ser destinado à faixa convencional do FM (entre 88.1 FM e 107.9 FM). A emissora também foi a primeira migrante AM-FM da cidade, tendo a sua estreia oficial ocorrida no dia 30 de maio.

E agora, em junho deste ano, o tudoradio.com publicou com exclusividade o anúncio sobre a chegada da futura Rádio Bandeirantes FM 101.5 de Curitiba. A estação, que está prevista para iniciar as suas operações a partir do próximo mês (data que ainda não foi definida), é fruto de uma parceria entre a Fundação Nossa Senhora do Rocio (detentora do canal) e o Grupo Bandeirantes. A marca jornalística vai substituir a tradicional Clube FM 101.5, estação que está entre as FMs de maior cobertura de sinal do sul do país.

Antes desse processo, a marca Rádio Bandeirantes ficava essencialmente restrita à faixa AM, com exceção dos mercados de São Paulo e de Porto Alegre, considerando apenas estações que carregam integralmente o nome da rede de formato jornalístico. A Rádio Bandeirantes também conta com uma rede de afiliadas que, em alguns locais, são emissoras que operam em FM. Porém o formato dessa rede não obriga que o parceiro assuma de forma integral o nome da emissora paulista.

13 julho 2022

Rádio Cultura anuncia migração AM-FM na Zona da Mata Mineira

 Santos Dumont - A emissora deverá operar em 90.1 FM. Apesar da divulgação, ainda não há uma data oficial para o início das transmissões na nova sintonia

O processo de migração AM-FM segue avançando por diversas regiões brasileiras. Uma das novidades se trata da Rádio Cultura AM 1580 de Santos Dumont, emissora que estará iniciando em breve as suas transmissões em 90.1 FM. Apesar da divulgação, ainda não há uma data oficial para o início das operações na nova sintonia.

Fundada em 17 de agosto de 1948, a Rádio Cultura deverá contar em breve com uma nova sintonia no dial. A novidade é decorrente do processo de migração AM-FM, este que irá posicionar a emissora em 90.1 FM, canal que já consta como outorgado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) como classe C de operação. O anúncio da migração foi realizado no perfil do Instagram do diretor da rádio, Sérgio Rodrigues.

Santos Dumont está localizado na região da Zona da Mata Mineira. Distante aproximadamente 207 km de Belo Horizonte, o  nome do município veio como uma homenagem ao conterrâneo Alberto Santos Dumont, considerado o inventor do avião e do relógio de pulso. Com a migração AM-FM, a Rádio Cultura contará com melhores condições técnicas de operação. Apesar da divulgação, ainda não há uma data oficial para o início das operações no novo canal.

O tudoradio.com monitora constantemente o processo de migração AM-FM com a listagem atualizada das emissoras que efetivam a transição. Atualmente já estão em operação no país cerca de 875 estações, estas que já operam em suas novas sintonias.

 

Rádio Cordeiro - Sua rádio na internet !