20 julho 2022

Clube FM intensifica campanhas sobre desempenho de audiência no Recife

 Recife - Emissora assumiu a liderança geral de audiência entre as FMs assinantes da pesquisa. Campanhas destacam o desempenho

A Clube FM 99.1 do Recife está intensificando as campanhas relacionadas ao desempenho de audiência da FM na capital pernambucana. São várias peças em canais digitais que destacam o atual momento da estação, além de citações através de chamadas, vinhetas e locução ao vivo. A Clube FM assumiu a liderança geral de audiência entre as FMs que aparecem listadas na pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media. As campanhas foram iniciadas a partir de maio.

O primeiro lugar de audiência da Clube FM no Grande Recife entre as FMs assinantes da pesquisa veio a partir da atualização da medição feita em maio deste ano, relacionada ao trimestre fevereiro a abril (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais). Desde então, a 99.1 FM tem mantido essa condição nos principais períodos da pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media. 

As primeiras campanhas públicas sobre esse desempenho da Clube FM foram realizadas a partir de maio e o planejamento prosseguiu agora em julho, já que a 99.1 FM apareceu pelo terceiro resultado consecutivo com o maior volume de audiência entre as FMs aferidas pela pesquisa. O jornal Diário de Pernambuco também veiculou peças sobre a audiência da Clube FM.

Já em alcance, o total de ouvintes únicos atingidos pela Clube FM também está bem próximo de assumir a condição de líder entre as FMs medidas. A diferença entre a 99.1 FM e a estação que aparece em primeiro nesse quesito está em seu menor patamar se considerada as medições mais recentes.

A Clube FM vem de mudanças em sua programação, que alteraram o perfil da audiência em faixas horárias de grande concentração de ouvintes. Aos poucos, a 99.1 FM foi consolidando as alterações, evoluindo de forma progressiva na média de ouvintes por minuto, até alcançar a condição atual a partir de maio.

Em seu planejamento atual, além da campanha sobre a audiência, a Clube FM intensificou suas atividades promocionais diárias e também as promoções de eventos musicais no Recife. Uma delas é o Samba Recife, com a 99.1 FM informando que irá sortear ingressos para o camarote do evento. 

Alemanha: Mais de 93% da população consome rádio. Digital DAB+ avança

 São Paulo - Consumo de rádio digital terrestre avança rapidamente pela Alemanha, indo de 20,4% para 27% entre 2021 e 2022. Áudio on-line também passa por expansão

O mercado alemão acompanhou mais uma atualização da pesquisa ma audio 2022 II, esta que rastreia todo o consumo de áudio no país europeu. E na segunda atualização de 2022 foram percebidos algumas mudanças importantes, como o avanço da parcela da audiência que está concentrada no rádio digital (DAB+). No geral, o rádio é ouvido por 93,4% da população com idade a partir de 14 anos, residente na Alemanha. E são mais de 4 horas diárias a média de escutas de rádio no país europeu. O ma audio 2022 II conta com dados referentes ao período setembro de 2021 a março de 2022. Acompanhe:

A principal mudança da pesquisa atual na comparação com a anterior é sobre o tamanho do rádio digital terrestre (DAB+) no total da audiência de rádio. No levantamento anterior (ma audio 2022 I, referente a dezembro de 2020 a dezembro de 2021), o formato correspondia por 24,5% do consumo do meio na Alemanha. Agora essa parcela está em 27% na pesquisa atual (ma audio 2022 II). Já na pesquisa anunciada em 2021, essa parcela do DAB+ estava em 20,4% do total do consumo de rádio.

No geral, o rádio alemão é muito estável quando o assunto é consumo: registrou 93,4% da população ouvindo rádio em um período de 4 semanas, contra 93,5% do levantamento anterior. Detalhe: se considerado o consumo de rádio via plataformas on-line junto com o rádio terrestre, esse alcance sobe para 94,1% da população pesquisada, contra 93,8% da pesquisa passada. Em resumo: há uma expansão do consumo de rádio via opções digitais, além da manutenção do formato tradicional.

Novamente sobre o alcance do rádio, as pesquisas atualizadas no "pós-pandemia", ou seja, em períodos de maior normalidade na rotina da população, apontam para uma manutenção dos patamares elevados do meio. Recentemente o Blog repercutiu o número do rádio nos Estados Unidos, cujo alcance também está em 93% segundo a Nielsen.

“Na era do comércio de voz, o alcance é a chave para o sucesso. Com a estratégia e a identidade de áudio certa, rádio e áudio são a base para uma comunicação de marca bem-sucedida, a fim de influenciar a decisão de compra no momento certo e no lugar certo", afirma a diretora-gerente da Radiozentrale, Grit Leithäuser, segundo o portal especializado Radiozene.de. "Porque somente quem estiver presente na mente dos consumidores poderá acionar os comandos de voz corretos ao fazer pedidos por voz no futuro", completa a executiva, repercutindo os dados da pesquisa na Alemanha.

Análise de alguns cenários entrega possíveis mudanças de hábitos

A pesquisa na Alemanha chama a atenção para um mesmo cenário observado em outros locais da Europa, como no Reino Unido. Se analisado o número geral, como o alcance acima de 93% (e 89% nas pesquisas britânicas), a impressão é de que nada muda no consumo de rádio. Porém, se observados os detalhes como a expansão do DAB+ e do streaming de áudio, é possível observar um crescimento constante desses novos formatos na composição total do universo de ouvintes.

Impulsionado por todo o setor de rádio, o DAB+ está ampliando rapidamente o seu consumo entre a população europeia. Em alguns casos, como no Reino Unido, essa parcela está mais avançada, representando uma fatia maior do que aquela observada em FM analógico. Já em outros locais, como Alemanha e França, há uma expansão mais tardia do formato, mas que ganhou um novo ritmo (mais acelerado) nos últimos anos, principalmente com a nova política do bloco europeu sobre a presença do DAB em automóveis.

E por qual razão olhar para lá fora?

Blog costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

19 julho 2022

Anatel aprova requisitos técnicos para uso de radiofrequências em FM, Radiovias e Autocine

Brasília - Atos publicados no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (18) estabelecem requisitos para radiodifusão

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou nesta segunda-feira (18) o Ato nº 8.104/2022, que aprovou os Requisitos Técnicos de Condições de Uso de Radiofrequências para diversos Serviços de Radiodifusão. A agência também publicou o Ato nº 9.751/2022, que aprovou os Requisitos Técnicos de Condições de Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão de Sons e Imagens e de Retransmissão de Televisão.

O primeiro Ato publicado pela Anatel nesta segunda-feira, aprovou os requisitos para a operação dos serviços em Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada (FM), de Retransmissão de Rádio na Amazônia Legal, de Radiodifusão Comunitária, de Radiovias e Limitado Privado - para Autocine. Esta modalidade é destinada à transmissão do áudio relacionado à exibição de filmes, muito demandado nos drive-ins durante a pandemia.

Na revisão de requisitos técnicos, a Anatel incluiu o Serviço de Radiovias, criado recentemente para a disseminação de informações como condições do trânsito, acidentes, condições meteorológicas e execução de obras, por exemplo, necessárias à segurança dos usuários das rodovias. Tanto o Autocine quanto o Radiovias podem ser sintonizados nos receptores de FM, na faixa de 76 FM a 108 FM

Já o Ato nº 9.751/2022, que aprovou os Requisitos Técnicos de Condições de Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão de Sons e Imagens e de Retransmissão de Televisão. Os dois normativos entrarão em vigor em 1º de agosto.

As propostas dos dois atos passaram por consulta pública e receberam mais de cem contribuições. A edição dos atos atende determinações do Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão e seus Ancilares, aprovado pela Resolução nº 721/2020.

Com informações da Anatel

Band FM promove ação voltada às férias no Sul de Minas Gerais

Poços de Caldas - A promoção irá contemplar a audiência com diversos prêmios, incluindo óculos de sol, vale compras e ingressos para a 55ª edição da Festa do Vinho, em Andradas (MG)

A Band FM 90.3 de Poços de Caldas (MG) está promovendo uma ação dedicada às férias na região Sul de Minas Gerais. Denominada como "Sorteio de Férias", a promoção irá contemplar a audiência com diversos prêmios, incluindo óculos de sol, vale compras e ingressos para a 55ª edição da Festa do Vinho, em Andradas. As participações podem ser feitas exclusivamente pelo perfil da rádio no Instagram.

Em parceria com a Troiani Autopeças, Óticas Carol Poços de Caldas e Clube Rio Branco, a Band FM de Poços de Caldas está trabalhando a ação "Sorteio de Férias". Nela, a audiência concorre a sorteio de um óculos de sol da coleção Bruna Marquezine, dois vale compras da Troiani e ainda a duas cartelas de entrada para a 55ª edição da Festa do Vinho de Andradas, tradicional evento que acontece entre os dias 21 e 24 deste mês no Sul de Minas Gerais.

O resultado está previsto para ser divulgado na próxima quarta-feira (20). Os interessados em participar devem primeiramente seguir o perfil da rádio no Instagram. Após isso, é necessário localizar a publicação relacionada à ação, curtir e incluir dois amigos nos comentários. Para efetivar a inscrição, é preciso ainda fazer o mesmo procedimento nos perfis dos parceiros @troianiautopecas, @oticascarolpocosdecaldas e @clube_riobranco.

Band FM de Poços de Caldas iniciou as suas operações em outubro de 2019. A estreia da afiliada, liderada pela Band FM 96.1 de São Paulo, promoveu a ampliação da cobertura da marca entre o Sul de Minas Gerais, Leste Paulista e Grande Campinas, regiões estas que já contam com estações em Pouso Alegre (101.1 FM), Mococa (105.9 FM), Mogi Mirim (91.1 FM) e Campinas (106.7 FM).

Panorama: Piatã FM e GFM ampliam novamente as suas marcas de audiência em Salvador

 Salvador - Itapoan FM retorna para a pesquisa e Jovem Pan FM ganha posição em filtros gerais. Bahia FM segue no top 3

A capital baiana também acompanhou na semana passada mais uma atualização da pesquisa que aponta como está o consumo de rádio em Salvador e na região metropolitana. No geral, o rádio continua colecionando números expressivos no levantamento que é feito pela Kantar IBOPE Media. E a nova alta do rádio baiano é impulsionada principalmente pelas estações que costumam liderar na medição, já que apresentaram variações de destaque na atualização da pesquisa. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre abril a junho de 2022):

Líderes em alta

Piatã FM 94.3 (popular/hits) é novamente um dos destaques da pesquisa de audiência na Grande Salvador. O motivo foi a nova variação positiva na média registrada pela rádio, o que fez com que o teto da pesquisa fosse ampliado nos principais períodos da medição. Também é destaque o fato da Piatã FM seguir como líder isolada de audiência e no total de ouvintes únicos alcançados, número que segue flertando com a marca de 1 milhão (em 30 dias).

Também é destaque o desempenho da GFM FM 90.1, emissora que está consolidada como vice-líder de audiência nos principais períodos da pesquisa. A estação ampliou a sua média na comparação com a medição passada e voltou a figurar como o segundo maior valor de ouvintes únicos na Grande Salvador, após apresentar um crescimento consistente nesse quesito. São mais de 742 mil pessoas alcançadas em 30 dias.

Bahia FM 88.7 (popular/hits) segue no top 3 de audiência nos principais períodos da pesquisa e com um total de ouvintes únicos que supera a marca de 700 mil em 30 dias, ou seja, segue próxima da GFM nesse quesito. 

Uma das novidades no ranking FM é o retorno da Itapoan FM 97.5 (popular/hits-esportes) entre as rádios assinantes da pesquisa. O desempenho atual registrado pela 97.5 FM a posiciona muito próxima da Bahia FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), além de uma boa distância para a sequência do ranking FM e o quarto maior número de ouvintes únicos alcançados na Grande Salvador.

Mais destaques

Tarde FM 103.9 (adulto-contemporâneo) também variou de forma positiva em audiência na comparação com a pesquisa passada, emissora que continua assim no top 5 nos principais períodos da medição e tem o quinto maior número de ouvintes únicos de Salvador e região metropolitana.

Uma das novidades da atual pesquisa é o retorno da Jovem Pan FM 91.3 (jovem/pop) à sexta colocação geral de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissora que também variou de forma positiva na comparação com a pesquisa anterior. A 91.3 FM já era dona do sexto maior número de ouvintes únicos alcançados, valor este que supera a marca de 450 mil.

Em audiência, considerando o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Rádio Sociedade FM 102.5 (popular/jornalismo-esportes) segue próxima da Jovem Pan FM. Mas se considerada a audiência registrada pelo projeto na faixa AM (opera em 740 AM), a Sociedade tem a quinta maior média do rádio baiano.

As emissoras Salvador FM 92.3 (popular/hits), Metrópole FM 101.3 (jornalismo) e BandNews FM 99.1 (jornalismo) estão na sequência, logo após a Rádio Sociedade no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Destaque aqui para os avanços no ranking de audiência por parte da Salvador FM (avançou uma posição) e BandNews FM (entrou no top 10).

Rádio Educadora FM 107.5 (educativa/adulta), Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes) e Novabrasil FM 104.7 (adulto/nacional) são as emissoras posicionadas mais próximas do top 10 de audiência em filtros gerais. Destaque aqui para o fato da 100.1 FM seguir com o sétimo maior número de ouvintes únicos alcançados entre as FMs da Grande Salvador.

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

15 julho 2022

Novabrasil FM divulga lista de atrações do Festival Novabrasil, em São Paulo

 São Paulo – Principal ação realizada pela emissora paulistana está prevista para os dias 15 e 16 de outubro

A Novabrasil FM 89.7 de São Paulo divulgou a lista com as atrações que irão se apresentar no Festival Novabrasil 2022. O evento tornou-se um dos maiores e mais importantes festivais de música brasileira e a emissora iniciou pré-venda no dia do aniversário da rádio. A rádio do formato adulto-contemporâneo completou 22 anos no ar no dia 1º de junho e a realização do festival faz parte das comemorações e está previsto para os dias 15 e 16 de outubro, na Arena Anhembi em São Paulo. 

No começo do mês de julho, a emissora liberou os nomes das cantoras Gal Costa e Vanessa da Mata. Agora, a rádio já faz a divulgação da lista com praticamente todos os nomes que irão se apresentar, faltando apenas, conforme as publicações nas redes sociais, de dois nomes a serem confirmados nos próximos dias. 

A lista que está sendo divulgada pela Novabrasil FM conta com Gal Costa, Frejat, Jorge Aragão, Diogo Nogueira, Gilsons, Nando Reis, Baby do Brasil e Pepeu Gomes, Elba Ramalho, Zeca Baleiro, Vanessa da Mata, Bala Desejo. Esta última é um dos novos nomes da MPB e que vem sendo tocada na programação da rádio.

A edição deste ano do Festival Novabrasil FM tem como tema “Chega de saudade”, devido à suspensão da realização do festival nos últimos dois anos por conta da pandemia do coronavírus. Com isso, o evento, que uma das principais ações promocionais da emissora do formato adulto-contemporâneo terá dois dias. 

Segundo a organização do evento, a retomada do festival após dois anos foi pensada para ser uma grande celebração ao longo deste ano. A edição desse ano será realizada novamente na Arena Anhembi, local que recebeu as primeiras edições do festival.

Panorama: Educadora FM segue líder geral em Campinas. Jovem Pan FM aparece no top 5

 Campinas - Antena 1 avança no top 3 e Band FM mantém a vice-liderança geral de audiência

O mercado de Campinas também acompanhou mais uma atualização da pesquisa que mede o consumo de rádio na cidade, esta que é realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. E com a entrada de uma nova assinante, o panorama do ranking FM de audiência e alcance passa a contar com uma novidade. No geral, foram observadas poucas mudanças na evolução da audiência, com as três primeiras colocadas estáveis em suas respectivas colocações. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre abril a junho de 2022):

Sem mudanças no topo

A atual configuração do top 3 de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) não contou com mudanças na comparação com a pesquisa anterior. Melhor para a Educadora FM 91.7 (jovem/pop), emissora que com isso manteve a condição de líder geral de audiência reconquistada a partir da última medição. E a movimentação do FM campineiro manteve a 91.7 FM isolada nessa condição. Vale também recordar que a Educadora FM é líder isolada em alcance na cidade, situação mantida com certa facilidade pela estação.

Na sequência, Band FM 106.7 (popular/hits) e Antena 1 FM 107.5 (adulto-contemporâneo) seguem completando o top 3 de audiência nos principais períodos da pesquisa, com boa vantagem para a sequência do ranking FM. No caso da Band FM, a emissora também é dona da segunda maior marca no total de ouvintes únicos alcançados na praça de Campinas.

A novidade

A novidade da pesquisa atual fica por conta da Jovem Pan FM 89.9 (jovem/pop), adquirida recentemente pelo Grupo Mandic. A emissora, que sempre pontuou bem na praça de Campinas, agora passou a ser listada como uma assinante da medição. Com isso, é possível perceber que o volume de audiência da 89.9 FM está entre os cinco maiores em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E no alcance a Jovem Pan FM tem o terceiro maior valor do mercado campineiro.

Antes, em audiência, a Rádio Laser FM 93.3 (popular/sertanejo) segue na quarta colocação geral e puxa uma fila com várias emissoras registrando marcas muito próximas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Nessa lista, além da Jovem Pan FM, também está a Cidade FM 92.5 (popular/hits, que apresentou boa evolução na comparação com a pesquisa anterior) e uma outra FM não assinante da pesquisa.

Logo após esse bolo que completa o top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), Campinas conta também com as emissoras Nativa FM 89.3 (popular/sertanejo-romântica), CBN FM 99.1 (jornalismo/esportes) e Novabrasil FM 103.7 (adulto/nacional).

A Jovem Pan News FM 100.3 (jornalismo/esportes) também variou de forma positiva e, aos poucos, vai se aproximando do top 10 de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora aparece na sequência de uma FM não assinante da pesquisa.

Dial FM cheio

Cerca de 18 emissoras são medidas pela pesquisa do Kantar Ibope Media em Campinas. Mas vale lembrar que a praça está entre as regiões de maior acúmulo de estações no dial FM, fato que pode ser conferido através do Blog. São mais de 35 rádios sintonizadas de forma local ou com sinal considerado bom na maioria dos bairros da cidade.

Outro detalhe é que a pesquisa de audiência de Campinas não cobre a região metropolitana, esta que está entre as mais populosas do país.

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.