15 julho 2022

Novabrasil FM divulga lista de atrações do Festival Novabrasil, em São Paulo

 São Paulo – Principal ação realizada pela emissora paulistana está prevista para os dias 15 e 16 de outubro

A Novabrasil FM 89.7 de São Paulo divulgou a lista com as atrações que irão se apresentar no Festival Novabrasil 2022. O evento tornou-se um dos maiores e mais importantes festivais de música brasileira e a emissora iniciou pré-venda no dia do aniversário da rádio. A rádio do formato adulto-contemporâneo completou 22 anos no ar no dia 1º de junho e a realização do festival faz parte das comemorações e está previsto para os dias 15 e 16 de outubro, na Arena Anhembi em São Paulo. 

No começo do mês de julho, a emissora liberou os nomes das cantoras Gal Costa e Vanessa da Mata. Agora, a rádio já faz a divulgação da lista com praticamente todos os nomes que irão se apresentar, faltando apenas, conforme as publicações nas redes sociais, de dois nomes a serem confirmados nos próximos dias. 

A lista que está sendo divulgada pela Novabrasil FM conta com Gal Costa, Frejat, Jorge Aragão, Diogo Nogueira, Gilsons, Nando Reis, Baby do Brasil e Pepeu Gomes, Elba Ramalho, Zeca Baleiro, Vanessa da Mata, Bala Desejo. Esta última é um dos novos nomes da MPB e que vem sendo tocada na programação da rádio.

A edição deste ano do Festival Novabrasil FM tem como tema “Chega de saudade”, devido à suspensão da realização do festival nos últimos dois anos por conta da pandemia do coronavírus. Com isso, o evento, que uma das principais ações promocionais da emissora do formato adulto-contemporâneo terá dois dias. 

Segundo a organização do evento, a retomada do festival após dois anos foi pensada para ser uma grande celebração ao longo deste ano. A edição desse ano será realizada novamente na Arena Anhembi, local que recebeu as primeiras edições do festival.

Panorama: Educadora FM segue líder geral em Campinas. Jovem Pan FM aparece no top 5

 Campinas - Antena 1 avança no top 3 e Band FM mantém a vice-liderança geral de audiência

O mercado de Campinas também acompanhou mais uma atualização da pesquisa que mede o consumo de rádio na cidade, esta que é realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. E com a entrada de uma nova assinante, o panorama do ranking FM de audiência e alcance passa a contar com uma novidade. No geral, foram observadas poucas mudanças na evolução da audiência, com as três primeiras colocadas estáveis em suas respectivas colocações. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre abril a junho de 2022):

Sem mudanças no topo

A atual configuração do top 3 de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) não contou com mudanças na comparação com a pesquisa anterior. Melhor para a Educadora FM 91.7 (jovem/pop), emissora que com isso manteve a condição de líder geral de audiência reconquistada a partir da última medição. E a movimentação do FM campineiro manteve a 91.7 FM isolada nessa condição. Vale também recordar que a Educadora FM é líder isolada em alcance na cidade, situação mantida com certa facilidade pela estação.

Na sequência, Band FM 106.7 (popular/hits) e Antena 1 FM 107.5 (adulto-contemporâneo) seguem completando o top 3 de audiência nos principais períodos da pesquisa, com boa vantagem para a sequência do ranking FM. No caso da Band FM, a emissora também é dona da segunda maior marca no total de ouvintes únicos alcançados na praça de Campinas.

A novidade

A novidade da pesquisa atual fica por conta da Jovem Pan FM 89.9 (jovem/pop), adquirida recentemente pelo Grupo Mandic. A emissora, que sempre pontuou bem na praça de Campinas, agora passou a ser listada como uma assinante da medição. Com isso, é possível perceber que o volume de audiência da 89.9 FM está entre os cinco maiores em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E no alcance a Jovem Pan FM tem o terceiro maior valor do mercado campineiro.

Antes, em audiência, a Rádio Laser FM 93.3 (popular/sertanejo) segue na quarta colocação geral e puxa uma fila com várias emissoras registrando marcas muito próximas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Nessa lista, além da Jovem Pan FM, também está a Cidade FM 92.5 (popular/hits, que apresentou boa evolução na comparação com a pesquisa anterior) e uma outra FM não assinante da pesquisa.

Logo após esse bolo que completa o top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), Campinas conta também com as emissoras Nativa FM 89.3 (popular/sertanejo-romântica), CBN FM 99.1 (jornalismo/esportes) e Novabrasil FM 103.7 (adulto/nacional).

A Jovem Pan News FM 100.3 (jornalismo/esportes) também variou de forma positiva e, aos poucos, vai se aproximando do top 10 de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora aparece na sequência de uma FM não assinante da pesquisa.

Dial FM cheio

Cerca de 18 emissoras são medidas pela pesquisa do Kantar Ibope Media em Campinas. Mas vale lembrar que a praça está entre as regiões de maior acúmulo de estações no dial FM, fato que pode ser conferido através do Blog. São mais de 35 rádios sintonizadas de forma local ou com sinal considerado bom na maioria dos bairros da cidade.

Outro detalhe é que a pesquisa de audiência de Campinas não cobre a região metropolitana, esta que está entre as mais populosas do país.

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

14 julho 2022

 

Rádio Estádio - A Rádio do Futebol Brasileiro !

Projeto de Lei que pode cobrar taxas do rádio pelas transmissões esportivas gera repercussão no meio

 São Paulo – Projeto será reavaliado pelo Senado após mudanças no texto ocorridas na Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei que cria a nova Lei Geral do Esporte está causando repercussão no meio rádio e entre os ouvintes. A apreensão é devido a uma expressão que foi inserida no artigo 159 do projeto, que abre a possibilidade de cobrança de taxas do rádio que fazem transmissões esportivas. O Grupo Jovem Pan veiculou uma matéria em seu site consultando profissionais e radiodifusores, que demostraram preocupação com o avanço da propositura.

A reportagem consultou o coordenador artístico da Energia 97 FM 97.7 de São Paulo, Hilton Malta, mais conhecido como Sombra. Ele disse à reportagem que os parlamentares, ao invés de defender os direitos da população, se voltam contra um veículo que leva entretenimento e presta serviço de forma gratuita: “50% da população não tem saneamento básico, então você imagina que boa parte da população acompanha o rádio diariamente”, questionou.


O radialista ainda argumentou que, muitas vezes, as famílias têm um rádio em casa, mas não tem saneamento básico. “É mais fácil a pessoa ter um pequeno rádio dentro de casa do que saneamento básico. Uma vez que você impede essas rádios de transmitir os jogos de futebol, o consumo do produto futebol em termos nacionais diminui na mesma proporção. Eu não sei a quem interessa a elitização do produto futebol, como se já não bastasse estádios com ingressos caríssimos”, ressaltou.

A reportagem ainda questionou o diretor artístico da 105 FM 105.1 de Jundiaí, Luís Calmon, que afirmou que a medida, se aprovada da forma que está, pode inviabilizar as transmissões esportivas no rádio. “Não vejo possibilidade alguma do rádio participar nos direitos de transmissão. Isso simplesmente vai afastar o rádio do futebol. Depois da mudança no calendário é mais um desastre para o futebol brasileiro. Imaginar que o rádio vai poder contribuir com a receita dos clubes de futebol é fora do mundo. Temos mais de 5 mil rádios, quantas estarão na Copa do Mundo? Duas ou três. Não vai ter transmissão a rádio não vai pagar direito de transmissão”, afirmou.

Nesta semana, o Blog procurou a ABERT para ter mais informações sobre os trabalhos da associação em relação à medida. O presidente da ABERT, Flavio Lara Resende, disse que a atuação visa evitar dúvidas referente às transmissões esportivas pelo rádio. "Para evitar dúvida e uma discussão infundada sobre a cobrança do direito de arena no rádio, que historicamente nunca existiu, iremos trabalhar para que o texto anteriormente aprovado pelo Senado Federal, que contou com a nossa atuação, prevaleça frente ao da Câmara dos Deputados, mantendo-se a regra de transmissão gratuita dos jogos pelas emissoras de rádio", comentou o presidente da ABERT.

Rádio Bandeirantes passa por processo inédito de expansão na faixa FM

 São Paulo - Marca estreou em FM nas praças de Campinas, Goiânia e Ribeirão Preto. E chegará a Curitiba a partir de agosto

Aos poucos, a rede liderada pela Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 de São Paulo tem passado por um processo importante de expansão de suas atividades na faixa FM de mercados importantes. Sem muito anúncio, em menos de 1 ano, a marca adicionou estações em FM nas praças de Campinas (SP), Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP), sendo todas emissoras originadas da faixa AM. E, a partir de agosto, terá Curitiba (PR) integrada à sua operação como rede, através de uma estação que está entre as mais abrangentes do FM brasileiro.

Campinas foi o ponto de partida desse processo de expansão pelo dial FM vivido atualmente pela Rádio Bandeirantes. Em dezembro passado, o Grupo Bandeirantes de Comunicação iniciou a transmissão da Rádio Bandeirantes AM 1170 em 85.7 FM, inaugurando a faixa estendida de FM (eFM) na cidade do interior paulista. A novidade foi amplamente divulgada pela emissora campineira, que segue investindo na comunicação local para que a audiência da cidade conheça a nova sintonia da Rádio Bandeirantes de Campinas.

Na sequência, em abril deste ano, foi a vez de outra estação AM do Grupo Bandeirantes de Comunicação passar a ocupar uma sintonia em eFM no interior paulista. Ribeirão Preto passou a ser coberta pela Rádio Bandeirantes FM 85.3, estação originada em 1270 AM. Assim como Campinas, a marca também foi responsável pela estreia do FM estendido em Ribeirão Preto. 

Depois, em um período inferior a dois meses em relação à estreia no FM de Ribeirão, a capital de Goiás passou a contar com a Rádio Bandeirantes FM 98.7. A emissora é originada em AM 820 e foi beneficiada pelo fato do processo de migração AM-FM de Goiânia ser destinado à faixa convencional do FM (entre 88.1 FM e 107.9 FM). A emissora também foi a primeira migrante AM-FM da cidade, tendo a sua estreia oficial ocorrida no dia 30 de maio.

E agora, em junho deste ano, o tudoradio.com publicou com exclusividade o anúncio sobre a chegada da futura Rádio Bandeirantes FM 101.5 de Curitiba. A estação, que está prevista para iniciar as suas operações a partir do próximo mês (data que ainda não foi definida), é fruto de uma parceria entre a Fundação Nossa Senhora do Rocio (detentora do canal) e o Grupo Bandeirantes. A marca jornalística vai substituir a tradicional Clube FM 101.5, estação que está entre as FMs de maior cobertura de sinal do sul do país.

Antes desse processo, a marca Rádio Bandeirantes ficava essencialmente restrita à faixa AM, com exceção dos mercados de São Paulo e de Porto Alegre, considerando apenas estações que carregam integralmente o nome da rede de formato jornalístico. A Rádio Bandeirantes também conta com uma rede de afiliadas que, em alguns locais, são emissoras que operam em FM. Porém o formato dessa rede não obriga que o parceiro assuma de forma integral o nome da emissora paulista.

13 julho 2022

Rádio Cultura anuncia migração AM-FM na Zona da Mata Mineira

 Santos Dumont - A emissora deverá operar em 90.1 FM. Apesar da divulgação, ainda não há uma data oficial para o início das transmissões na nova sintonia

O processo de migração AM-FM segue avançando por diversas regiões brasileiras. Uma das novidades se trata da Rádio Cultura AM 1580 de Santos Dumont, emissora que estará iniciando em breve as suas transmissões em 90.1 FM. Apesar da divulgação, ainda não há uma data oficial para o início das operações na nova sintonia.

Fundada em 17 de agosto de 1948, a Rádio Cultura deverá contar em breve com uma nova sintonia no dial. A novidade é decorrente do processo de migração AM-FM, este que irá posicionar a emissora em 90.1 FM, canal que já consta como outorgado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) como classe C de operação. O anúncio da migração foi realizado no perfil do Instagram do diretor da rádio, Sérgio Rodrigues.

Santos Dumont está localizado na região da Zona da Mata Mineira. Distante aproximadamente 207 km de Belo Horizonte, o  nome do município veio como uma homenagem ao conterrâneo Alberto Santos Dumont, considerado o inventor do avião e do relógio de pulso. Com a migração AM-FM, a Rádio Cultura contará com melhores condições técnicas de operação. Apesar da divulgação, ainda não há uma data oficial para o início das operações no novo canal.

O tudoradio.com monitora constantemente o processo de migração AM-FM com a listagem atualizada das emissoras que efetivam a transição. Atualmente já estão em operação no país cerca de 875 estações, estas que já operam em suas novas sintonias.

 

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