14 junho 2022

 

Rádio Almanaque - Qualidade em Músicas !

Rádio Difusora HD FM sofre com furto em rede elétrica e fica fora do ar, em Pouso Alegre (MG)

 Pouso Alegre - A ação criminosa aconteceu um dia antes da rádio promover a estreia da série de investimentos ligada à programação

A Rádio Difusora HD FM 94.5 de Pouso Alegre teve as suas transmissões interrompidas no último domingo (12) em virtude de um furto na rede elétrica que fornece energia elétrica ao sistema irradiante da emissora. A ação criminosa aconteceu um dia antes da rádio promover a estreia da série de investimentos ligada à programação. Apesar de permanecer inoperante no dial, a audiência pôde acompanhar o lançamento das novidades através dos canais digitais.

Mais uma ação criminosa culminou com a interrupção da transmissão de emissora de rádio. Em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, a Rádio Difusora HD FM permaneceu por cerca de 24h inoperante no dial em virtude de um furto, ocorrido entre o final da manhã e início da tarde de ontem (12) no local que abriga o parque de transmissão da rádio. A ação foi registrada pelas câmeras de vigilância instaladas na torre. As imagens mostram indivíduos praticando o furto da fiação elétrica do poste padrão.

Segundo informou o diretor da emissora, Padre Omar Siqueira, um boletim de ocorrência já foi registrado na Delegacia de Polícia. Na ocasião, também foram entregues as imagens da câmera de segurança para auxiliar a polícia na investigação.

Devido a ação criminosa, a Rádio Difusora HD FM teve as suas transmissões interrompidas em 94.5 FM por volta das 12h do último domingo (12). Segundo informações da emissora, o estabelecimento das operações estava previsto para ocorrer até às 12h desta segunda-feira (13).

Na última quarta-feira (8) o tudoradio.com antecipou a estreia da série de investimentos promovidos pela emissora mineira, estes que estrearam nesta segunda-feira (13). Entre as mudanças está o lançamento da nova plástica, site, aplicativo e ainda programação especial para a cobertura da Copa do Mundo. Apesar de permanecer inoperante no dial, a audiência pôde acompanhar o lançamento das novidades através dos canais digitais da rádio.

Rádio Mix FM realiza BlitzMix Especial alusivo ao Rock in Rio no Rio de Janeiro

 Rio de Janeiro – Ação denominada “Caçada ao ingresso – Mix me leva no Rio in Rio Brasil” foi realizada no sábado

A Rádio Mix FM 102.1 do Rio de Janeiro realizou uma edição especial do BlitzMix no último sábado (12), no Parque do Patins (Lagoa), na capital fluminense. A ação “Caçada ao ingresso – Mix me leva no Rio in Rio Brasil” premiou vários ouvintes com ingressos para o festival que será realizado em setembro. A ativação contou com o patrocínio da TIM e da Estácio. Vale ressaltar que a Rádio Mix FM é uma das rádios oficiais do Rock in Rio.

Durante toda a semana passada, a emissora veiculou post teaser e chamadas no ar com “Vem aí!”, gerando assim uma grande expectativa aos ouvintes. Posteriormente, foram liberados três vídeos gravados pelos locutores Molla e Victoria Roza Cruz, com as devidas informações para a participação dos ouvintes e algumas dicas.

No sábado (12), a equipe de promoção esteve presente para execução, com toda estrutura montada, mantendo ainda o total sigilo sobre a mecânica na hora da procura. A partir das 10h, os participantes realizaram um cadastro para validar a participação na “Caçada ao Ingresso”, na qual deveriam mencionar a senha “Mix me leva no Rio in Rio Brasil”.

Quando foi dada a largada à procura, anunciado ao vivo na programação, ao 12h, os participantes deveriam sair correndo e encontrar oito pessoas espalhadas, estrategicamente, pelo Parque dos Patins, nomeamos de “Mixers”, todos vestindo camisa preta, que tinham consigo um envelope lacrado contendo ou não um par de ingressos ao Rock in Rio.

O sigilo foi tanto, que nem os “Mixers” contratados sabiam o que tinha dentro dos envelopes. Os participantes saíram correndo perguntando para todas as pessoas que estavam passeando, aleatoriamente, na Lagoa de camisa preta, e falavam a senha “Mix me leva no Rio in Rio Brasil”. 

Depois de todos os 8 Mixers encontrados, foi feita a abertura sigilosa dos oito envelopes lacrados, na frente de todos. Dois envelopes estavam contemplados com um voucher que valia um par de ingressos.

A equipe de promoção da Rádio Mix FM já está preparando a próxima mecânica para soltar mais e mais ingressos pro maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio.

13 junho 2022

Rádio Forró e TV Cordeiro, irão transmitir o São João da Moda 2022

 


O São João da Moda em Santa Cruz do capibaribe, Pernambuco. Terá esse ano de 2022 nos festejos juninos, com a cobertura total da Rádio Forró e TV Cordeiro, para todo mundo através dos site, aplicativos e plataformas nas redes sociais. 

Panorama: FM O Dia dispara em audiência no Rio de Janeiro. JBFM e 93 FM também crescem

 Rio de Janeiro - Mercado fluminense teve alta no volume de audiência. Positividade FM e SulAmérica Paradiso então entre os destaques

O mercado de rádio do Rio de Janeiro acompanhou na semana passada mais uma atualização dos dados de consumo do meio, em pesquisa que é realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. E as notícias são positivas: o rádio avançou na média geral de ouvintes por minuto, ou seja, em audiência. E também houve um crescimento no alcance do FM, atingindo mais pessoas no Rio de Janeiro e região metropolitana. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre março a maio de 2022):

Números históricos

São impressionantes os números obtidos pela FM O Dia FM 100.5 (popular/hits) no Rio de Janeiro. A emissora avançou novamente em audiência e está isolada na liderança geral em todos os períodos principais da pesquisa, cravando a maior média de ouvintes por minuto do rádio brasileiro: mais de 248 mil no 05h-00h/FM+WEB (todos os dias e locais). No total de ouvintes únicos, outro recorde que é o maior número do rádio brasileiro: são mais de 3.5 milhões de pessoas alcançadas em 30 dias pela FM O Dia.

Quem também avançou e chamou a atenção do mercado foi a JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo). A emissora ampliou sua média de audiência e tem boa vantagem para as FMs que aparecem na sequência do top 3 nos principais períodos da pesquisa, além de diminuir um pouco a distância para a atual vice-líder geral. No total de ouvintes, a JB FM tem o quarto maior valor do rádio brasileiro, sendo o segundo maior do Rio: mais de 2.7 milhões de pessoas alcançadas em 30 dias, número que foi ampliado na atual pesquisa.

Antes, a Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel) segue isolada na vice-liderança geral do rádio fluminense, tendo o segundo maior volume de audiência do rádio brasileiro. Em alcance, a 97.5 FM se destacou ao ampliar novamente o número total de ouvintes, cujo valor está acima dos 2 milhões em 30 dias.

Na sequência, completando o top 5 no  05h-00h/FM+WEB (todos os dias e locais), as rádios Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes) e 93 FM 93.3 (religiosa/gospel) aparecem isoladas em suas respectivas colocações. No caso da FM 93.3, a emissora evangélica apresentou o segundo maior avanço absoluto na média de ouvintes por minuto entre as 10 primeiras colocadas no Rio.

Também estão isoladas em suas respectivas colocações as emissoras Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits-esportes) e Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop). A primeira também se destaca por contar com um total de ouvintes únicos cujo valor é o quarto maior do mercado fluminense. E a Rádio Mix FM tem o sexto maior alcance do FM no Rio de Janeiro.

Mais destaques

Na sequência, duas FMs de formato adulto apresentaram avanços em seus respectivos índices de audiência. A Positividade FM 104.5 (adulto/jovem-pop) segue posicionada na oitava colocação geral de audiência em filtros como o  05h-00h/FM+WEB (todos os dias e locais), seguida de perto pela SulAmérica Paradiso FM 95.7 (adulto-contemporâneo, rádio que supera a concorrente no número total de ouvintes alcançados).

A Transamérica FM 101.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) segue completando o top 10 de audiência nos principais períodos da pesquisa. E, em alcance, a rádio se manteve acima da marca de 1 milhão de ouvintes em 30 dias, marca conquistada a partir da pesquisa anterior. São oito FMs acima de 1 milhão nesse quesito no Rio de Janeiro.

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 32 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio.

10 junho 2022

 

Rádio C - A rádio pop na internet !

Levantamento Cenp-Meios aponta crescimento de 19% no mercado publicitário no primeiro trimestre de 2022

São Paulo – Rádio registra participação de 3,6% do bolo de investimento publicitário

O painel Cenp-Meios divulgado na última terça-feira (7) apontou um crescimento nos investimentos em mídia no mercado brasileiro. Segundo o levantamento, os negócios alcançaram o volume de R$ 3,450 bilhões nos primeiros três meses de 2022. O montante é 19% maior do que o movimentado pela indústria no primeiro trimestre de 2021.

O resultado da pesquisa aponta que há uma recuperação do mercado após a pandemia de Covid-19, que afetou consideravelmente os negócios de publicidade em 2020 e no início de 2021. O painel Cenp-Meios relativo ao ano de 2021 já vinha apresentado uma recuperação do mercado, que encerrou o ano com crescimento de 38,8% em comparação com 2020. 

A tendência de recuperação seguiu em 2022, com o painel registrando alta nos investimentos em mídia. De acordo com o Meio e Mensagem, os resultados foram aferidos com base em informações fornecidas por 303 agências de publicidade, uma base um pouco maior do que a de 2021, quando 298 agências reportaram seus resultados ao Cenp-Meios.

Na comparação com o painel referente ao mesmo período do ano passado, todos os meios registraram crescimento, em valores absolutos, no painel deste ano. De acordo com o resultado, o meio rádio registrou faturamento de mais de US$ 24,5 milhões.

Em termos de crescimento, a internet vem abocanhando mais verbas dos investimentos publicitários. No primeiro trimestre de 2021, o meio registrou R$ 675.8 milhões em compra de mídia. Agora, nos primeiros três meses de 2022, esse valor subiu para R$ 951.2 milhões.

A TV aberta também cresceu, tendo recebido, no primeiro trimestre deste ano, um total de R$ 1.726 em compra de mídia. O out-of-home registrou, no mesmo período, um total de R$ 356.1 milhões em investimentos publicitários (contra R$ 241.8 milhões registrados no primeiro trimestre do ano passado).

Em relação à participação dos meios no bolo publicitário, o destaque vai para a recuperação da TV Aberta, que em 2021 havia baixado o patamar dos 50% (ficando com 45,4 % de participação) e, agora, aparece no painel Cenp-Meios com 50%. O meio rádio aparece como 3,6% do bolo.