Rádio Lembrança - Os bons tempos estão de volta !

Brasília – Jovem Pan FM, Jovem Pan News, Verde-Oliva FM e BandNews FM também registram movimentos positivos em audiência na capital federal
O resultado mais recente da pesquisa da Kantar IBOPE Media, que mede o consumo de rádio no Distrito Federal, foi favorável para a maioria das emissoras analisadas. Foram registradas altas expressivas em estações que figuram no top 10, incluindo uma reformulação da configuração do top 5. No topo do ranking, entretanto, não houve alteração, com cada emissora mantendo isoladamente a sua posição. Confira os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre junho a agosto de 2025):
Sem mudanças no top 3
Assim como já observado em levantamentos anteriores, a Clube FM 105.5 (popular/hits) permanece isolada na liderança geral de audiência nos principais períodos da medição, incluindo o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora registrou uma média muito próxima da pesquisa anterior, quando já vinha de alta em ouvintes por minuto. Dessa forma, segue sozinha no topo do ranking FM do Distrito Federal.
Na sequência, a Jovem Pan FM 106.3 (jovem/pop) apresentou uma variação positiva em sua média, com crescimento de quase 1% em relação à pesquisa passada. O resultado consolida a estação como vice-líder geral em Brasília, mantendo-se ligeiramente mais próxima da líder do que da sequência do ranking em períodos como o 05h-00h.
A Antena 1 FM 93.7 (adulto-contemporâneo) também figura entre os destaques ao manter a tendência de alta já observada em medições anteriores. Na atual pesquisa, a emissora registrou um avanço acima de 4% em relação ao levantamento anterior, consolidando ainda mais sua presença no top 3 e ficando em posição mais isolada dentro do ranking da capital federal.
Avanços no top 5
A Atividade FM 107.1 (popular/sertaneja) foi o principal destaque em crescimento de audiência. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a emissora cravou alta de quase 17% frente à pesquisa anterior, o que a fez saltar duas posições e assumir a quarta colocação geral no ranking FM. A emissora ficou ausente do top 5 nas duas medições anteriores.
Logo atrás está a JK FM 102.7 (popular/hits), que também apresentou crescimento expressivo, acima de 6,6% no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). O avanço garantiu sua permanência no top 5 e a deixou muito próxima da Atividade FM, com diferença inferior a 200 ouvintes por minuto.
Mais destaques
A Rádio Mix FM 88.3 (jovem/adulto-pop) segue como a emissora mais próxima do top 5, mas passa a ter a CBN FM 95.3 (jornalismo/esportes) encurtando a distância em filtros como o 05h-00h. A CBN foi um dos principais destaques da pesquisa ao registrar alta de 7,8% frente ao levantamento anterior, o que fortaleceu sua sétima colocação geral e a liderança entre as FMs jornalísticas do Distrito Federal.
Na sequência, a Jovem Pan News FM 107.5 (jornalismo/esportes) mantém a oitava posição geral nos principais períodos, completando um ano no ar em FM neste mês de setembro. Esta é a terceira pesquisa consecutiva com a emissora consolidada nessa condição. Em comparação com a medição anterior, a estação apresentou alta acima de 1% no 05h-00h.
A Verde-Oliva FM 98.7 (pública/adulto-contemporâneo) também se destacou ao registrar forte crescimento percentual no 05h-00h, superando os 6,7%. O resultado reduziu a distância em relação à Jovem Pan News e ampliou a vantagem sobre as emissoras que completam o top 10.
O top 10 segue completado pela BandNews FM 90.5 (jornalismo/esportes), que avançou mais de 1% nos principais períodos da pesquisa. Logo depois aparece a Novabrasil FM 97.5 (adulto/nacional-MPB), que registrou alta acima de 5%, ganhou posições e passou a ser a estação mais próxima do top 10.
Na sequência aparecem Metrópoles FM 104.1 (adulto/jornalismo) e Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-pop), ambas em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o Blog acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.
Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.
Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Distrito Federal.
São Paulo - Nova afiliada substitui a tradicional Jarana FM e amplia a presença da rede nacional no interior do Pará
A rede popular nacional Massa FM (liderada pela Massa FM 92.9 de São Paulo e Massa FM 97.7 de Curitiba) segue com seu processo de expansão pelo território brasileiro. A partir da próxima quarta-feira (1º), a marca vai estrear em mais uma praça da região Norte do país, por meio da futura Massa FM 101.1 de Paragominas (PA). A novidade representa a substituição da Jarana FM 101.1, emissora que atua há mais de 30 anos no município localizado no interior do Pará.
Com uma população estimada em cerca de 105.538 habitantes, segundo dados mais recentes, Paragominas se junta agora à lista de mercados regionais atendidos pela Massa FM. A nova afiliada significa a estreia da rede em território paraense, reforçando sua estratégia de interiorização e cobertura em estados das regiões Norte e Nordeste, de acordo com a gestão.
A última inauguração de afiliada da Massa FM havia ocorrido em 4 de agosto, com a ativação da Massa FM 106.3 de Nova Venécia (ES), estação que é operada pelo Grupo SIM. O lançamento da estação capixaba foi registrado pelo Blog na mesma data.
Com a inclusão da nova afiliada em Paragominas, a Rede Massa FM passa a contar com 86 emissoras ativas no Brasil, consolidando-se como uma das principais redes nacionais de formato popular/sertanejo do país.
Onze estreias da Massa FM em 2025
A expansão da Massa FM em 2025 tem sido marcada por um ritmo intenso de estreias. Até o momento, a rede já oficializou dez novas afiliadas neste ano, com uma em fase de implantação. São elas: A já citada Massa FM de Nova Venécia, Massa FM 90.3 de Porto Alegre (RS), Massa FM 93.7 de Campo Grande (MS), Massa FM 106.9 de Joinville / Jaraguá do Sul, Massa FM 90.3 de Dourados (MS), Massa FM 93.3 de Três Lagoas (MS), Massa FM 105.7 de Bebedouro (SP), Massa FM 101.7 de Concórdia (SC), Massa FM 107.9 de Ubiratã (PR) e Massa FM 96.5 de Ivinhema (MS). Outra estação que deverá entrar no ar é a já anunciada Massa FM 103.5 de Panambi (RS), com data de estreia a ser definida.