Curitiba - 98 FM segue sozinha na vice-liderança geral e Ouro Verde FM sustenta posição no top 3. Clube FM e BandNews FM crescem. Jovem Pan News renova sua melhor marca
Curitiba acompanhou na semana passada mais uma atualização da pesquisa que mostra como está o consumo de rádio na capital paranaense e também na região metropolitana. Os dados da Kantar IBOPE Media apontam uma oscilação negativa no índice geral de audiência, algo já aguardado para o período devido à presença da propaganda eleitoral obrigatória nos intervalos das estações. A boa notícia é que o alcance do rádio cresceu na pesquisa atual. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre agosto a outubro de 2022)
Isoladas em audiência
A Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) segue como principal destaque da medição de audiência na Grande Curitiba. Na comparação com a pesquisa passada, a emissora praticamente não viu mudanças em sua média geral, fato que a mantém isolada na liderança. A Massa FM tem mantido essa condição desde maio de 2020 (trimestre fevereiro a abril de 2020), considerando o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No total de ouvintes únicos, a Massa FM também lidera, superando os 700 mil nesse quesito (05h-05h/FM+WEB/30 dias).
Também é destaque a condição da 98 FM 98.9 (popular/hits), estação que segue isolada na vice-liderança geral de audiência nos principais períodos da pesquisa, com boa vantagem para a sequência do ranking FM. A 98 FM também está muito próxima das líderes em alcance na Grande Curitiba, registrando o terceiro maior valor no total de ouvintes únicos em 30 dias (as três primeiras cravaram números muito próximos).
Concorrência no top 5
A Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop) também foi um dos destaques da atual medição de audiência ao variar de forma positiva em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso reposicionou a emissora na quarta colocação geral, estando um pouco mais próxima da Ouro Verde FM Easy FM 105.5 (adulto-contemporâneo, que segue em destaque por permanecer no top 3 de audiência). No total de ouvintes únicos, a Jovem Pan FM aparece com o segundo maior valor do rádio curitibano, estando próxima da Massa FM.
Na sequência, a Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativa) completa o top 5 de audiência, condição esta que segue histórica para a trajetória da FM em Curitiba. A emissora também cravou um de seus melhores valores no total de ouvintes únicos alcançados em 30 dias e viu aumentar a distância que a separa para a sequência do ranking FM de audiência.
A Caiobá FM 102.3 (popular/hits) aparece na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A estação segue posicionada mais próxima do top 5 do que da sequência do ranking FM em filtros gerais.
Mais destaques
Uma das maiores evoluções de audiência foi vista na média da Clube FM 101.5 (popular/hits), emissora que recuperou a sétima colocação geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) ao ignorar a tendência de variação negativa do FM. A estação é seguida de perto pela Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes, rádio que praticamente não viu mudanças em seus índices).
Quem também avançou foi a BandNews FM 96.3 (jornalismo), fato que a manteve posicionada na nona colocação geral de audiência entre as FMs assinantes da pesquisa e ajudou a ampliar um pouco mais a distância que a separa da sequência do ranking FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
A Jovem Pan News FM 107.1 (jornalismo) também foi um dos destaques da medição de audiência ao avançar em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Com isso, a rádio inaugurada em março passado renovou a sua melhor marca na Grande Curitiba e agora está posicionada um pouco mais próxima da Rádio T FM 104.9 (popular/hits, emissora que fecha o top 10 entre as rádios assinantes da pesquisa).
Logo na sequência, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o ranking FM conta com as emissoras Rádio Banda B FM 79.3 (popular/jornalismo-esportes, emissora que se somada a audiência concentrada na faixa AM 550 passa a ter o sétimo maior valor do mercado curitibano) e a Rádio Mix FM 98.3 (jovem/adulto-pop, que ganhou uma posição em filtros gerais e ampliou novamente seu alcance, rádio inaugurada em abril passado).
Resumo dos destaques/mudanças:
- Massa FM mantém liderança de audiência e de alcance
- Jovem Pan FM amplia sua média e ganha posição no top 5
- Clube FM cresce em audiência e ganha posição no top 10
- Jovem Pan News se aproxima do top 10 e renova sua melhor marca
Veja também:
> Panorama: Massa FM e 98 FM seguem isoladas como as maiores audiências de Curitiba. Mundo Livre FM avança no top 5
Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o Blog mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 28 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.