São Paulo - Band FM leva vantagem no comercial (06h-19h/seg-sex). Gazeta FM e 89 FM A Rádio Rock apresentam variações positivas mais expressivas em audiência no top 10
O mercado de São Paulo acompanhou ontem (8) mais uma atualização da pesquisa que mostra o consumo de rádio na capital e na região metropolitana. No geral, a medição realizada pela Kantar IBOPE Media mostrou uma variação negativa na média de audiência do meio, fato já esperado devido à presença das inserções políticas nos intervalos comerciais das emissoras, onde geralmente as FMs musicais e de entretenimento tendem a sofrer mais. Porém, algumas estações ignoraram essa tendência, inclusive com o surgimento de uma nova líder geral. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre agosto a outubro de 2022):
Nova líder
A Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) é a nova líder geral de audiência na Grande São Paulo, se considerado o filtro 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais. Isso foi possível após a FM registrar uma impressionante variação positiva em sua média de ouvintes por minuto, próxima dos 20 mil de diferença em relação ao valor obtido pela FM na pesquisa passada. No total de ouvintes únicos em 30 dias, considerando o mesmo filtro, a Jovem Pan FM também atingiu a liderança geral, alcançando mais de 3.1 milhões de pessoas.
O resultado obtido pela Jovem Pan FM é histórico para a emissora, rádio que já chegou a essa posição de destaque em outras oportunidades, sendo nos anos 90 e posteriormente em 2006, em fases diferentes da trajetória da FM. É a primeira vez que a 100.9 FM alcança essa posição devido ao conteúdo jornalístico da sua grade, que esteve voltado à corrida eleitoral. A variação positiva na média da emissora foi ainda maior em períodos de segunda à sexta-feira, onde a Jovem Pan FM adicionou mais de 25 mil ouvintes em sua média por minuto, na comparação com a pesquisa passada (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).
Já a Band FM 96.1 (popular/hits), que sustentou a liderança geral de alcance e audiência nos últimos anos, não vive uma condição de "terra arrasada", pelo contrário, a média de audiência obtida pela FM é muito similar aos valores que estavam mantendo a 96.1 FM no topo nesses últimos anos, fato que a deixa posicionada próxima da Jovem Pan FM. Já em recortes de segunda à sexta-feira (07h-19h/FM+WEB e 06h-19h/FM+WEB), a Band FM segue na primeira colocação. No total de ouvintes únicos, a 96.1 FM segue próxima da marca de 3 milhões em 30 dias.
Na sequência, a Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) segue na terceira colocação geral de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguida pela Nativa FM 95.3 (popular/sertaneja-romântica, emissora que variou de forma positiva na pesquisa e diminuiu a diferença que a separa do top 3). Em recortes de segunda à sexta-feira (07h-19h/FM+WEB), a Nativa FM se mantém no top 3 de audiência.
E a Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) aparece logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros filtros importantes da medição de audiência.
Avanços no top 10
A Gazeta FM 88.1 (popular/hits) foi um dos principais destaques da medição de audiência quando o assunto é avanço na média de ouvintes por minuto. A emissora apresentou a segunda maior alta entre os dez maiores volumes, fato que fez com que a 88.1 FM avançasse três posições em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No total de ouvintes alcançados em 30 dias, a Gazeta FM tem o quarto maior valor do mercado, acima de 2.2 milhões.
Também é destaque a nova variação positiva vista no índice da 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa). A emissora já vem de altas seguidas nas pesquisas anteriores e o crescimento atual ajudou a manter a 89 na sétima colocação geral de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sexto no comercial (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira) e acima dos 2 milhões de ouvintes únicos alcançados em 30 dias.
Próxima da 89 e da Gazeta em audiência, a Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) aparece na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e teve uma variação positiva em alcance. Vale destacar que a 98.5 FM segue com o terceiro maior valor do mercado no total de ouvintes únicos, atrás apenas de Jovem Pan FM e Band FM, estando próxima da marca de 2.3 milhões.
Também próxima do "bolo" iniciado pela Gazeta, a Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) aparece com uma média muito próxima do valor registrado na pesquisa anterior, com avanços em alcance (30 dias) e também em filtros comerciais (variou de forma positiva no 06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira e teve ganho de duas posições em filtros de interesse da FM, como no AB 30+/seg à sex/07h às 19h).
Variando de forma positiva, a 105 FM 105.1 (popular/esportes) fecha o top 10 em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), quadro também observado em outros períodos importantes da pesquisa de audiência.
A Kiss FM 92.5 (adulto/rock) também aparece como um dos destaques da atual medição de audiência, rádio que apresentou uma boa variação positiva em sua média de ouvintes por minuto. Com isso, a 92.5 FM avança mais uma posição em filtros gerais e vai diminuindo a distância para o top 10. A Kiss FM é acompanhada de muito perto pela Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop, estação que segue com o oitavo maior valor de ouvintes únicos em 30 dias, próximo dos 2 milhões).
Mais destaques
A sequência do ranking FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) mostra várias estações com marcas muito próximas na média de ouvintes por minuto. A Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional) puxa a fila, seguida por BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes, emissora que cresceu em audiência e alcance) e Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits, rádio que também avançou em audiência e segue com o nono maior alcance do FM na Grande São Paulo). Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes) e CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) aparecem a seguir.
A Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) ganhou posição em audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e é seguida pela Massa FM 92.9 (popular/sertanejo), Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) e Play FM 92.1 (adulto/popular)
Resumo dos destaques/mudanças:
- Jovem Pan FM aparece na liderança de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
- Gazeta FM ganha três colocações em audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
- Após subir quatro colocações, 89 FM mantém crescimento em sua média
- Kiss FM ganha posição e se aproxima do top10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
Panorama anterior:
> Panorama: Jovem Pan FM e 89 FM A Rádio Rock avançam em São Paulo. Band FM lidera
Total de ouvintes únicos
São Paulo tem hoje 18 FMs cujo total de ouvintes únicos supera a marca de 1 milhão, isso em cada uma das estações, se considerado o 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais. A redação Blog irá destacar essa condição ao longo deste mês.
Antes…
> Panorama: São Paulo segue com 19 FMs acima da marca de 1 milhão de ouvintes em 30 dias
Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o Blog mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.