Rio de Janeiro - CBN apresentou o maior avanço absoluto na média de ouvintes por minuto entre as rádios assinantes da pesquisa
O Rio de Janeiro acompanhou nesta terça-feira (8) mais uma atualização da pesquisa da Kantar IBOPE Media que mede o consumo de rádio na capital fluminense e na região metropolitana. Como já era esperado, o volume geral de audiência do FM carioca oscilou negativamente na comparação com a última medição, possivelmente devido ao impacto da acirrada campanha eleitoral que tomou os intervalos comerciais das estações. Já no alcance, que mostra o total de pessoas únicas impactadas pelas emissoras, não foi observada uma alteração significativa. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre agosto a outubro de 2022):
Sem mudanças no topo
A FM O Dia FM 100.5 (popular/hits) continua como o principal destaque da medição de audiência e também no total de ouvintes únicos alcançados pela emissora no Rio de Janeiro. São mais de 3.4 milhões de pessoas em 30 dias na estação, maior valor para uma estação em FM no mercado brasileiro. E a emissora segue também na liderança geral de audiência nos principais períodos da pesquisa, próxima da marca de 230 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), número este que também é o maior entre as FMs brasileiras.
Na sequência, Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel) volta a ficar posicionada na vice-liderança geral de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo seguida de perto pela JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo). A Melodia é uma das 3 rádios do Rio cujo alcance está acima de 2 milhões de ouvintes em 30 dias. E no caso da JBFM, a emissora tem o segundo maior alcance do rádio fluminense, com mais de 2.6 milhões de ouvintes em 30 dias.
O top 5 da audiência carioca é completado pela Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes, estação que está isolada em sua colocação de audiência e tem o quinto maior alcance do rádio carioca) e pela 93 FM 93.3 (religiosa/gospel, emissora que foi a única a apresentar uma variação positiva de audiência entre as FMs posicionadas no top 5).
Sequência do top 10
A Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits-sertanejo) segue isolada na sexta colocação geral nos principais períodos da pesquisa e também é dona do quarto maior alcance do rádio carioca. A estação não está distante do corte dos 2 milhões no total de ouvintes únicos alcançados em 30 dias.
Já a Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop) apresentou mais uma variação positiva em sua média de audiência em filtros gerais, com crescimento mais significativo em períodos de segunda à sexta-feira (06h-19h/FM+WEB). A emissora diminuiu um pouco mais a distância que a separa para a Rádio Globo.
A movimentação atual da audiência carioca acabou posicionando as rádios Positividade FM 104.5 (adulto/jovem-pop) e SulAmérica Paradiso FM 95.7 (adulto-contemporâneo) de forma bem próximas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), com a diferença entre as duas sendo inferior a mil ouvintes na média por minuto. Em filtros comerciais a SulAmérica Paradiso leva vantagem (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).
A Transamérica FM 101.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) segue completando o top 10 de audiência entre as FMs assinantes da pesquisa. A emissora teve uma variação positiva em sua média nos principais períodos da pesquisa e segue com o oitavo maior alcance do Rio de Janeiro, acima da marca de 1 milhão de ouvintes únicos em 30 dias.
Mais destaques
A CBN FM 92.5 (jornalismo/esportes) foi um dos principais destaques do ranking FM ao apresentar mais uma variação positiva em seu índice de audiência, ganhando mais duas posições entre as FMs assinantes no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Agora a emissora é seguida pela BandNews FM 90.3 (jornalismo) e pela Antena 1 Lite FM 103.7 (adulto-contemporâneo).
Resumo dos destaques/mudanças:
- FM O Dia aparece na liderança geral pela oitava vez consecutiva
- Rádio Melodia reaparece na vice-liderança geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
- Rádio Mix FM avança novamente no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
- CBN ganha duas posições ao manter crescimento de audiência no Rio
Veja também:
> Panorama: FM O Dia segue isolada no topo e JBFM vira vice-líder no Rio de Janeiro
Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o Blog mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 32 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio.