Rio de Janeiro - Mercado fluminense teve alta no volume de audiência. Positividade FM e SulAmérica Paradiso então entre os destaques
O mercado de rádio do Rio de Janeiro acompanhou na semana passada mais uma atualização dos dados de consumo do meio, em pesquisa que é realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. E as notícias são positivas: o rádio avançou na média geral de ouvintes por minuto, ou seja, em audiência. E também houve um crescimento no alcance do FM, atingindo mais pessoas no Rio de Janeiro e região metropolitana. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre março a maio de 2022):
Números históricos
São impressionantes os números obtidos pela FM O Dia FM 100.5 (popular/hits) no Rio de Janeiro. A emissora avançou novamente em audiência e está isolada na liderança geral em todos os períodos principais da pesquisa, cravando a maior média de ouvintes por minuto do rádio brasileiro: mais de 248 mil no 05h-00h/FM+WEB (todos os dias e locais). No total de ouvintes únicos, outro recorde que é o maior número do rádio brasileiro: são mais de 3.5 milhões de pessoas alcançadas em 30 dias pela FM O Dia.
Quem também avançou e chamou a atenção do mercado foi a JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo). A emissora ampliou sua média de audiência e tem boa vantagem para as FMs que aparecem na sequência do top 3 nos principais períodos da pesquisa, além de diminuir um pouco a distância para a atual vice-líder geral. No total de ouvintes, a JB FM tem o quarto maior valor do rádio brasileiro, sendo o segundo maior do Rio: mais de 2.7 milhões de pessoas alcançadas em 30 dias, número que foi ampliado na atual pesquisa.
Antes, a Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel) segue isolada na vice-liderança geral do rádio fluminense, tendo o segundo maior volume de audiência do rádio brasileiro. Em alcance, a 97.5 FM se destacou ao ampliar novamente o número total de ouvintes, cujo valor está acima dos 2 milhões em 30 dias.
Na sequência, completando o top 5 no 05h-00h/FM+WEB (todos os dias e locais), as rádios Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes) e 93 FM 93.3 (religiosa/gospel) aparecem isoladas em suas respectivas colocações. No caso da FM 93.3, a emissora evangélica apresentou o segundo maior avanço absoluto na média de ouvintes por minuto entre as 10 primeiras colocadas no Rio.
Também estão isoladas em suas respectivas colocações as emissoras Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits-esportes) e Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop). A primeira também se destaca por contar com um total de ouvintes únicos cujo valor é o quarto maior do mercado fluminense. E a Rádio Mix FM tem o sexto maior alcance do FM no Rio de Janeiro.
Mais destaques
Na sequência, duas FMs de formato adulto apresentaram avanços em seus respectivos índices de audiência. A Positividade FM 104.5 (adulto/jovem-pop) segue posicionada na oitava colocação geral de audiência em filtros como o 05h-00h/FM+WEB (todos os dias e locais), seguida de perto pela SulAmérica Paradiso FM 95.7 (adulto-contemporâneo, rádio que supera a concorrente no número total de ouvintes alcançados).
A Transamérica FM 101.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) segue completando o top 10 de audiência nos principais períodos da pesquisa. E, em alcance, a rádio se manteve acima da marca de 1 milhão de ouvintes em 30 dias, marca conquistada a partir da pesquisa anterior. São oito FMs acima de 1 milhão nesse quesito no Rio de Janeiro.
Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 32 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio.