São Paulo – Rádio registra participação de 3,6% do bolo de investimento publicitário
O painel Cenp-Meios divulgado na última terça-feira (7) apontou um crescimento nos investimentos em mídia no mercado brasileiro. Segundo o levantamento, os negócios alcançaram o volume de R$ 3,450 bilhões nos primeiros três meses de 2022. O montante é 19% maior do que o movimentado pela indústria no primeiro trimestre de 2021.
O resultado da pesquisa aponta que há uma recuperação do mercado após a pandemia de Covid-19, que afetou consideravelmente os negócios de publicidade em 2020 e no início de 2021. O painel Cenp-Meios relativo ao ano de 2021 já vinha apresentado uma recuperação do mercado, que encerrou o ano com crescimento de 38,8% em comparação com 2020.
A tendência de recuperação seguiu em 2022, com o painel registrando alta nos investimentos em mídia. De acordo com o Meio e Mensagem, os resultados foram aferidos com base em informações fornecidas por 303 agências de publicidade, uma base um pouco maior do que a de 2021, quando 298 agências reportaram seus resultados ao Cenp-Meios.
Na comparação com o painel referente ao mesmo período do ano passado, todos os meios registraram crescimento, em valores absolutos, no painel deste ano. De acordo com o resultado, o meio rádio registrou faturamento de mais de US$ 24,5 milhões.
Em termos de crescimento, a internet vem abocanhando mais verbas dos investimentos publicitários. No primeiro trimestre de 2021, o meio registrou R$ 675.8 milhões em compra de mídia. Agora, nos primeiros três meses de 2022, esse valor subiu para R$ 951.2 milhões.
A TV aberta também cresceu, tendo recebido, no primeiro trimestre deste ano, um total de R$ 1.726 em compra de mídia. O out-of-home registrou, no mesmo período, um total de R$ 356.1 milhões em investimentos publicitários (contra R$ 241.8 milhões registrados no primeiro trimestre do ano passado).
Em relação à participação dos meios no bolo publicitário, o destaque vai para a recuperação da TV Aberta, que em 2021 havia baixado o patamar dos 50% (ficando com 45,4 % de participação) e, agora, aparece no painel Cenp-Meios com 50%. O meio rádio aparece como 3,6% do bolo.